Procurando dicas de como montar um kit skincare para o rosto? Com tantos produtos e ativos sendo descobertos todos dos dias, é fácil se perder em meio às opções e tropeçar na hora de montar a sua rotina de cuidados. Para que isso não aconteça, o mais importante é conhecer os diferentes tipos de pele, saber qual é a sua e escolher os produtos mais adequados para as necessidades dela. Pensando nisso, pedimos algumas dicas para a dermatologista Lilia Guadanhim, que deu um passo a passo completo de como fazer uma rotina de skincare para todos os tipos de pele. Confira!
Produtos do kit skincare para o rosto: conheça os passos essenciais para todos os tipos de pele
Seja qual for o seu tipo de pele, alguns passos básicos como a limpeza, por exemplo, são essenciais. Segundo a dermatologista Lilia Guadanhim, uma rotina de cuidados com a pele tem, no mínimo, 3 passos:
1. Higiene: a especialista indica fazer uma limpeza suave, “com produtos adequados para cada tipo de pele e que não agridam a barreira cutânea”, diz. Ela lembra que nesse passo também entra a remoção da maquiagem.
Produtos relacionados
2. Hidratação: passo essencial, seja a sua pele seca, oleosa ou mista. “Sim, mesmo peles oleosas precisam de hidratação! Essa etapa melhora a barreira cutânea e reduz irritações”, comenta. Quem teme que a pele fique pesada por conta da oleosidade deve procurar especificamente por um hidratante para pele oleosa, cuja fórmula vai fornecer o tratamento necessário sem pesar.
Produtos relacionados
3. Proteção: último item de um kit skincare básico, o protetor solar não pode faltar no dia a dia de quem quer uma pele saudável, diminuindo o risco de queimaduras e doenças como câncer de pele e melasma. “Essa é a etapa fundamental de qualquer rotina de cuidados com a pele. O uso regular e diário (mesmo em dias de chuva ou home office) de um filtro solar com FPS mínimo de 30, de amplo espectro, é essencial para reduzir o risco de câncer de pele e proteger a pele contra os danos solares que causam envelhecimento e rugas”, alerta a dermatologista.
Produtos relacionados
A rotina de cuidados com a pele para prevenção do envelhecimento pode conter ácidos e antioxidantes
Para quem quer montar um kit skincare com o objetivo de prevenir ou tratar o envelhecimento da pele, dermocosméticos ricos em ativos antioxidantes podem ser incluídos na rotina. “O uso de antioxidantes tópicos, como a vitamina C, ajuda a prevenir os danos causados pela radiação solar, melhora a luminosidade da pele, a aparência de poros, estimula a produção de colágeno e promove o clareamento da pele”, comenta Lilia.
De acordo com a dermatologista, os ácidos também são uma boa aposta para melhorar a aparência da pele com sinais de envelhecimento. “Ácidos são queridinhos dos dermatologistas quando o assunto é textura da pele! Os retinóides, como o ácido retinóico, retinol e hidroxiácidos, como o ácido glicólico, promovem a renovação celular, amenizam linhas finas e manchas superficiais, melhoram aparência dos poros e estimulam a produção de colágeno”, afirma.
Produtos relacionados
Nesse caso, os antioxidantes podem entrar na rotina logo após a hidratação e antes do protetor solar, que deve ser sempre o último passo da rotina. Quanto aos ácidos, o ideal é a utilização à noite, após limpeza da pele. Para acertar na ordem de aplicação, a dica é lembrar que depois da limpeza, o ideal é sempre começar pelos produtos mais fluidos, como os séruns, para os produtos mais densos, como o creme hidratante facial e o creme para área dos olhos.
Produtos relacionados
Qual é a ordem correta da rotina de skincare?
Falando em ordem de aplicação dos produtos, essa é uma das principais dúvidas de quem está começando uma rotina de cuidados com a pele. “Isso depende dos produtos e das texturas escolhidas em cada caso”, ressalta a doutora. Ela então sugere dois diferentes passo a passo, um para o dia e outro para a noite:
Rotina skincare diurna
- 1. Higiene
- 2. Hidratação
- 3. Antioxidante
- 4. Protetor solar
Rotina skincare noturna
- 1. Higiene
- 2. Hidratação
- 3. Ácidos
O que deve ter na rotina de skincare da pele oleosa, mista, seca e normal: saiba como adaptar o tratamento para diferentes tipos de pele
Agora que você já sabe o que um kit de skincare básico precisa ter, deve estar se perguntando como adaptar a rotina para o seu tipo de pele. Mas isso é bem mais fácil do que parece, como explica a dermatologista Lilia Guadanhim: “Os passos básicos são os mesmos, mas os ativos são escolhidos com base nas características da pele, os objetivos do tratamento, as texturas mais adaptadas, além de custo-benefício dos produtos, concentração ideal e, perfil de tolerância de cada pele”, destaca.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 04 de Novembro de 2021
Modificada em: 04 de Novembro de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!