Produtos relacionados
Com o inverno, não é só a pele que sofre com a mudança climática, os lábios também precisam de atenção especial para ficarem macios e hidratados. A exposição aos agentes externos - como frio, vento, poluição e sol - podem deixá-los rachados e desidratados, podendo causar dor e incômodo. Pensando nisso, o DermaClub listou 6 dicas certeiras para deixar sua boca hidratada nesta temporada. Confira!
1) Evite o contato com a saliva
Um dos hábitos que mais influenciam no ressecamento dos lábios é umedecer a região com a língua. Isso acontece porque, além da saliva ter pH ácido, nela estão presentes enzimas digestivas que danificam a camada superficial da boca.
2) Não arranque a pele dos lábios
Uma vez que a boca estiver ressecada, evite ficar puxando as pelinhas, já que, além de agravar os danos na área, ainda vai interferir no processo de cicatrização natural.
3) Faça uma esfoliação
Em casos de ressecamento, vale a pena investir em uma boa esfoliação local, contanto que ela seja suave, de modo a não lesionar ainda mais, e sim remover as células mortas. Assim, o ideal é apostar em produtos menos abrasivos e movimentos delicados durante a aplicação.
4) Use os produtos certos
Para combater a rachadura labial, dê preferência por produtos que sejam ricos em ativos hidratantes e reparadores, como vitamina E, pantenol e manteiga de karité, que vão ajudar a reparar e aliviar a área.
5) Beba água
Manter o organismo hidratado é essencial até mesmo para os lábios! Como a desidratação é uma das principais causas do ressecamento na pele, procure beber água corretamente, consumindo cerca de 2 litros, diariamente.
6) Atenção à alimentação
Assim como o que você bebe, as suas escolhas alimentares também interferem na saúde dos seus lábios. Por isso, para mantê-los sempre nutridos evite a ingestão de alimentos que podem gerar algum tipo de inflamação no corpo, que sejam ácidos ou condimentados, como frituras e gorduras.
Aproveite essas dicas para manter seus lábios ainda mais saudáveis e bonitos!
Publicada em: 04 de Julho de 2017
Modificada em: 07 de Junho de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!