A limpeza de pele é uma etapa fundamental da rotina de skincare! Para quem sofre com hipersensibilidade, porém, a higienização do rosto deve ser feita de forma cuidadosa para não provocar reações comuns à pele sensível, como rosácea e vermelhidão na pele. Pensando nisso, o DermaClub preparou um guia completo para você aprender a higienizar a pele sensível com eficácia e sem agredi-la. Confira só!
Esfoliação no rosto na pele sensível? Muita calma nessa hora!
A esfoliação faz parte da grande maioria das rotinas de limpeza de pele. Entretanto, na pele sensibilizada, esse procedimento deve ser feito com parcimônia. Isso porque a esfoliação é um processo abrasivo, que causa a descamação das camadas mais superficiais da pele, o que pode acabar piorando a hipersensibilidade e irritando o rosto. O ideal é escolher produtos com grânulos macios, de toque aveludado, que tornarão a limpeza mais suave e delicada, sem agredir a pele. Os movimentos devem ser circulares e feitos gentilmente. Na hora de secar, não se esqueça de dar leves batidinhas em vez de esfregar a toalha, ok?
Priorize o gel de limpeza no lugar do sabonete facial
Produtos relacionados
Escolher um bom produto para limpeza da face também é importantíssimo. Para as peles sensíveis, o mais indicado é dar preferência a um gel de limpeza ou cleanser, pois são menos agressivos do que o sabonete facial comum. Também é fundamental buscar dermocosméticos de alta tolerância, com ingredientes ativos que proporcionam o cuidado e a limpeza profunda na medida certa, sem ressecar a pele.
Manchas vermelhas na pele: produtos calmantes podem ajudar
Produtos relacionados
Se você está sofrendo com manchas vermelhas na pele, rosácea ou irritação, o uso de produtos com ativos calmantes pode te ajudar. Esses dermocosméticos tratam a pele de forma não agressiva enquanto acalmam os incômodos, que inclusive podem ser dolorosos. Busque produtos com ceramidas, niacinamida (vitamina B3), vitamina E, manteiga de karité e água termal em suas formulações. Quanto às texturas, opte pelas mais fluidas, como o sérum, a loção e o gel creme.
Água termal: as maravilhas que ela pode fazer por você
Produtos relacionados
A água termal é um verdadeiro coringa para quem sofre com a sensibilidade excessiva. Pode ser usada por todos os tipos de pele, de secas a oleosas, com o mesmo efeito. Ela revitaliza, hidrata, proporciona a sensação calmante na pele e torna-a mais saudável. Para estações mais quentes, como o verão, ela ainda pode ser perfeita para dar aquela refrescada em momentos de calor. Vale a pena investir nessa queridinha como um bônus para a sua limpeza de pele!
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 29 de Março de 2022
Modificada em: 19 de Maio de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!