Quando surge uma mancha escura na pele, logo pensamos nas seguintes possibilidades: melasma, excesso de sol, marcas de acne ou até mesmo um melanoma - tipo mais raro de câncer de pele. Mas e quando essas manchinhas são da cor branca, o que pode ser? Para entender os motivos desses sinais, o DermaClub entrevistou a dermatologista Betina Stefanello.
O que pode ser uma mancha branca na pele?
Muitas doenças de pele podem motivar uma mancha branca. Por isso, sempre que houver o surgimento de uma, o dermatologista deve ser consultado para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. De acordo com a médica, elas podem ser causadas por:
- Fungo, ou seja, micose (também chamada de pano branco).
- Vitiligo;
- Dermatite atópica;
- Hipomelanose macular;
- Manchas causadas pelo sol;
- Pele seca.
Como tratar cada caso de mancha branca na pele?
Cada doença tem um tratamento específico, por isso é importante que o dermatologista faça o diagnóstico e inicie tratamento. “Dependendo da causa das manchas brancas, a terapia pode ser apenas aplicar um hidratante ou tomar sol, mas em outros casos teremos que partir para medicamentos” esclareceu a Drª Betina.
Tratamento das manchas de vitiligo
- Uso de corticóides tópicos;
- Banho de luz;
- Fototerapia;
- Cremes imunomoduladores (que atuam no sistema imunológico, combatendo vírus e bactérias).
Micose (pano branco): como tratar?
- Medicações tópicas, contendo antifúngicos em sua maioria das vezes;
- Dependendo da extensão, associadas a medicações orais
Hipomelanose macular
- Fototerapia
- Uso de cremes com a associação de ativos específicos.
Pele seca
Seguindo uma rotina de cuidados específica com:
- Água Termal;
- Hidratantes prebióticos;
- Loção de limpeza;
Produtos relacionados
Dermatite atópica
- Evitar banhos quentes e demorados;
- Não usar buchas ou esfoliantes na pele;
- Lavar a pele com loções de limpeza suaves;
- Hidratar a pele sempre com produtos específicos para quem tem dermatite atópica com substâncias emolientes, hidratantes, anti-inflamatórias e prebióticas;
- Fototerapia.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 07 de Fevereiro de 2020
Modificada em: 14 de Outubro de 2020

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!