Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Mancha vermelha na pele do rosto: Conheça a solução para cada causa dessas marcas

Rosácea e dermatite podem causar mancha vermelha na pele do rosto
Rosácea e dermatite podem causar mancha vermelha na pele do rosto

Entrevista com Dra. Betina Stefanello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Você sofre com uma mancha vermelha na pele do rosto? Antes de se desesperar, saiba que esse problema pode ter não só uma, mas muitas razões para surgir. Porém, não dá para negar que essas manchinhas são extremamente incômodas, podendo impactar a autoestima e a qualidade de vida. Por isso, convidamos a dermatologista Betina Stefanello para explicar melhor como se livrar de diversos tipos de mancha vermelha na pele do rosto. Dê só uma olhada! 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Rosácea é uma das causas mais comuns de mancha vermelha na pele

De acordo com a dermatologista, existem muitas causas para o surgimento de uma mancha vermelha no rosto, inclusive doenças: “Muitas são as causas das manchas vermelhas no rosto, mas sempre temos que lembrar da rosácea e da dermatite seborreica pela frequência com que acometem a população. Geralmente, a rosácea é a mais comum, mas ela não se apresenta apenas como mancha. Pode ser um rosto avermelhado ou áreas mais avermelhadas, como bochechas e queixo”. É bom lembrar que uma mancha vermelha também pode ser fruto de uma reação alérgica, de hipersensibilidade ou de outras doenças, como a psoríase.

O que é a rosácea?

Mas afinal, você sabe o que é rosácea? Calma que a especialista explica! “A rosácea é uma condição crônica e reativa, em que os microvasos da pele reagem a diversos estímulos como cafeína, bebidas quentes, pimenta, álcool e calor, deixando a pele mais avermelhada. Geralmente, ela acomete mais mulheres que homens”, afirma a médica. Segundo a dermatologista, é possível evitar as crises de rosácea: “É muito importante evitar os fatores desencadeantes já citados. Além disso, é importante tratar com agentes calmantes da pele”.

Psoríase: o que é essa doença?

A psoríase é uma doença crônica caracterizada também por manchas avermelhadas em forma de lesão, com aspecto eritematoso em todo o corpo. Nesse caso, as marcas, que causam coceira e descamação da pele, surgem e somem sozinhas. A inflamação se manifesta por meio de crises e as lesões não são contagiosas. A psoríase pode ser desencadeada por motivos emocionais e psicológicos, além de baixa imunidade.

Dermatite seborreica não é restrita ao couro cabeludo

Quando falamos sobre dermatite seborreica, muitas pessoas pensam logo na caspa e em problemas com o couro cabeludo. Porém, a pele do rosto também pode sofrer com essa doença! A dermatite seborreica causa manchas avermelhadas e, assim como a psoríase, também promove a descamação da pele. Este tipo de dermatite é crônico e não é contagioso. 

Como tratar a rosácea, psoríase, dermatite e outros tipos de mancha vermelha na pele? 

De acordo com a Dra. Betina, as doenças que causam mancha vermelha na pele do rosto não têm cura. “Existem tratamentos que são muito bons para controle dos sintomas, mas não existe a cura do problema, pois a causa é uma reatividade vascular”, diz a médica. “Produtos que melhoram a inflamação da pele ajudam, como antibióticos com efeito anti-inflamatório, assim como os calmantes da pele, azuleno, niacinamida e água termal”. 

A nossa dica DermaClub de produto para incluir na skincare é o Hidratante Facial Toleriane Ultra 8, de La Roche-Posay, que irá proporcionar uma hidratação adequada para a pele sensível. De textura líquida, ele tem alantoína, glicerina, carnosina e água termal, ativos que hidratam profundamente e acalmam a pele sensibilizada. Vale a pena conferir os benefícios desse queridinho da hidratação para a rotina de autocuidado facial!

Produtos relacionados

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 03 de Agosto de 2022
Modificada em: 03 de Agosto de 2022

Dra. Betina Stefanello

Palavra do Dermatologista

Dra. Betina Stefanello

CRM: 52-913715

Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Tipos de dermatite, psoríase: 4 doenças de pele que pioram durante o inverno

Tipos de dermatite, psoríase: 4 doenças de pele que pioram durante o inverno

Dermatite

O que é niacinamida? Dermatologista explica como a vitamina B3 ajuda a manter a pele protegida e sem manchas

O que é niacinamida? Dermatologista explica como a vitamina B3 ajuda a manter a pele protegida e sem manchas

Manchas na pele

Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare

Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare

Manchas na pele

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Manchas na pele

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Manchas na pele

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Manchas na pele

Últimas Matérias

Além das rugas no rosto: mitos e verdades do que acontece na pele da mulher durante a menopausa Alergia na pele que coça e fica vermelho e inchado: conheça as causas da urticária e como tratar Seborreia ou dermatite seborreica: o que é? Por que fica mais intensa no inverno? 5 dúvidas sobre a doença Ordem do skincare: passo a passo de quando aplicar cada produto na pele Menopausa precoce também pode afetar a pele? Conheça as causas e como lidar com esse problema Tratamento de manchas na pele sem ácidos: conheça o poder da niacinamida nas hiperpigmentações
Ver mais

escolha a loja de sua preferência