Quem não gosta de uma pele bronzeada? Tem gente que passa o verão todinho na praia para colocar aquela marquinha em dia. No entanto, essa prática pode ser bem nociva! Em alguns casos, o banho de sol pode trazer sérios riscos, como para quem tem manchas na pele. Quem tem melasma, vitiligo e marcas de acne, por exemplo, pode se bronzear? O Dermaclub entrevistou a dermatologista Tatiana Matos, que esclareceu a dúvida.
Durante o verão, os raios solares são mais intensos
Não é à toa que falam que o verão é a estação mais quente do ano. Mas para tudo existe uma explicação científica: “Durante essa temporada, os raios solares incidem em uma inclinação mais perpendicular em relação à terra e por isso há um maior risco de dano à exposição solar”, revelou a médica.
Quem tem melasma, marcas de acne e vitiligo pode bronzear a pele?
De acordo com a Drª Tatiana, quem apresenta essas manchas, não deveria frequentar a praia. Mas é difícil evitar uma situação dessas, principalmente para as pessoas que adoram passear ao ar livre. A profissional explica o porquê: “Manchas escuras na pele, como o melasma e manchas de espinhas, podem ficar piores devido à ação do sol nos melanócitos, estimulando mais ainda a produção de melanina; já o vitiligo pode piorar, deixando a pele danificada e causando queimaduras solares”
3 cuidados para se ter com as manchas na pele no verão
- Frequentar a praia antes das 10:00 e após as 16:00;
- Usar filtro solar recomendado pelo seu dermatologista diariamente;
- Usar chapéu de abas largas e óculos de sol.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 24 de Novembro de 2020
Modificada em: 25 de Julho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiana Nogueira Matos
CRM: BA16601
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!