Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Manchas nas costas podem ser melasma? Dermatologista indica o melhor tratamento para as marcas

Você tem manchas nas costas? Descubra se pode ser melasma!
Você tem manchas nas costas? Descubra se pode ser melasma!

Entrevista com Dra. Lilia Guadanhim, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Ter manchas nas costas é um problema que incomoda homens e mulheres, especialmente durante o verão, quando essa região do corpo fica mais exposta. Embora possa ter diferentes causas, o melasma é uma das primeiras possibilidades consideradas por boa parte das pessoas que se deparam com as manchas por ser uma condição mais comum e conhecida. Mas será que ele é mesmo o motivo dessas manchas na pele? O DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim que esclareceu essa dúvida e indicou os tratamentos adequados para as manchas nas costas. Confira!

O que é melasma e as principais causas dessa condição

Manchas escuras, geralmente amarronzadas, de formato irregular e simétricas: essas são as principais características do melasma, doença que normalmente acomete o rosto. De acordo com a dermatologista Lilia Guadanhim, o melasma pode ter diferentes causas, mas a exposição ao sol sem proteção UV e a predisposição genética são alguns dos principais desencadeadores do problema. “Melasma é uma doença multifatorial, que tem como fatores de risco principais a predisposição genética, a exposição a hormônios como métodos anticoncepcionais, por exemplo, e a radiação solar”, comenta.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Segundo a dermatologista, mulheres são mais atingidas pela doença do que os homens e a gravidez pode servir de gatilho para o surgimento do melasma na pele. “Pode ocorrer em ambos os sexos, mas é muito mais comum em mulheres e a gestação também é um fator desencadeante importante para o melasma. Pacientes de fototipos altos (peles mais morenas e negras) também têm maior risco”, afirma.

Manchas nas costas podem ser melasma? Saiba como identificar as marcas na região

Quanto a possibilidade de as manchas nas costas serem melasma, Lilia Guadanhim nega. Embora o chamado melasma extrafacial - ou seja, fora da face - possa ocorrer, as áreas mais acometidas pela doença são os braços, colo e pescoço, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mas, então, o que as marcas nas costas podem ser? A dermatologista explica: “Em geral, as manchas nas costas são conhecidas como hipercromia pós-inflamatória e são causadas por lesões de acne. O melasma extrafacial é muito raro, mas é descrito nos antebraços e no colo, por exemplo, que são áreas expostas frequentemente ao sol”, diz. Por isso, em vez de procurar um tratamento para melasma, é importante conversar com o seu dermatologista para identificar a causa exata das suas manchas corporais e proceder da forma adequada.

Como tratar as manchas nas costas: dermatologista indica melhores ativos e tratamentos

Produtos relacionados

Segundo Lilia, é possível tratar as manchas nas costas tanto com procedimentos clínicos, quanto com o uso de dermocosméticos, ainda que seja uma área do corpo mais difícil de alcançar. “É possível sim tratar manchas nas costas! O tratamento de áreas corporais é desafiador, pois são áreas extensas e a aplicação de produtos é mais difícil. Mas cremes que contenham ácidos como o ácido retinóico e ácido glicólico são muitos úteis nesses casos, assim como a associação com alguns peelings químicos, realizados no consultório pelo médico dermatologista”, indica.

Ainda que não seja melasma, as manchas causadas por lesões de acne também podem ser agravadas pela exposição desprotegida ao sol. Por isso, um protetor solar com fator de proteção elevado é um dos itens que não podem faltar no dia a dia, especialmente durante a fase de tratamento com os ácidos e peelings. “É importante ressaltar sempre a importância de proteger a pele do sol. Essa é uma etapa fundamental na abordagem de qualquer tipo de mancha na pele”, destaca a dermatologista.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 20 de Outubro de 2021
Modificada em: 20 de Outubro de 2021

Dra. Lilia Guadanhim

Palavra do Dermatologista

Dra. Lilia Guadanhim

CRM: 133850

Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Neurodermatite e dermatite atópica são a mesma coisa?

Neurodermatite e dermatite atópica são a mesma coisa?

Dermatologista

Manchas, envelhecimento, câncer de pele: por que você não deve descuidar da proteção solar mesmo no inverno!

Manchas, envelhecimento, câncer de pele: por que você não deve descuidar da proteção solar mesmo no inverno!

Manchas na pele

Linhas de expressão na testa: veja como é possível amenizar esses sinais da pele!

Linhas de expressão na testa: veja como é possível amenizar esses sinais da pele!

Dermatologista

O que causa a acne adulta? Dermatologista explica todos os motivos da formação de cravos e espinhas na pele

O que causa a acne adulta? Dermatologista explica todos os motivos da formação de cravos e espinhas na pele

Dermatologista

Creme para área dos olhos: dermatologista indica o melhor produto hidratante e para rugas

Creme para área dos olhos: dermatologista indica o melhor produto hidratante e para rugas

Dermatologista

Manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham: o que pode ser? Alergia, psoríase ou dermatite atópica?

Manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham: o que pode ser? Alergia, psoríase ou dermatite atópica?

Manchas na pele

Últimas Matérias

Saiba como o retinol ajuda no tratamento de rugas e mantém a pele jovem por mais tempo Preenchimento com ácido hialurônico: quanto tempo dura? Cabelo crespo: conheça os cuidados, curvatura dos cachos, finalização, penteados e muito mais! Sérum com vitamina C para o rosto: conheça as diferenças entre os produtos de SkinCeuticals Vitamina C + protetor solar: conheça os benefícios da combinação desses dois produtos Como incluir um sérum com ácido hialurônico na rotina de skincare?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência