Ter manchas vermelhas na pele pode ser desesperador, não é mesmo? Principalmente quando não se sabe o que é, o surgimento da vermelhidão com ou sem coceira pode ser sinal de que há algo errado, ou até mesmo uma doença dermatológica, como a dermatite atópica e a psoríase. Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, conversamos com a dermatologista Betina Stefanello sobre manchas vermelhas no corpo que coçam e se espalham. Vem ver!
Manchas vermelhas são as lesões dermatológicas mais comuns
De acordo com a Drª Betina, se existe uma coisa comum no consultório do dermatologista, é a queixa de manchas vermelhas no corpo. “Dentro da dermatologia, uma das lesões mais frequentes são justamente as manchas vermelhas”, explica. E os motivos para isso também são bem variados. “Pode ser fungo, dermatite atópica, psoríase, pitiríase rósea de Gilbert, alergia, urticária causada por medicamentos, contato com alguma substância e afins. Também pode ser só pele seca que causa coceira e vermelhidão. Enfim, o leque diagnóstico desse tipo de lesão é muito grande”.
Psoríase e dermatite atópica: como identificar?
A dermatologista esclarece que há algumas pequenas diferenciações que podem indicar se esse sintoma é característico de psoríase ou dermatite atópica. “Não é tão comum a psoríase coçar, apresentando geralmente manchas vermelhas na pele que não coçam, mas a coceira pode acontecer em algumas ocasiões, principalmente em pacientes jovens e com psoríase gutata”, revela a Dra. Betina.
Entretanto, se a suspeita for de dermatite atópica, a especialista aponta: “A coceira e as manchas vermelhas são muito frequentes nessa condição da pele, em que o paciente apresenta um comprometimento na barreira da pele com menor hidratação. A pele normalmente é mais seca do que a das outras pessoas e apresenta coceira e vermelhidão”.
Como tratar as manchas vermelhas na pele?
O primeiro passo a ser tomado é procurar um dermatologista logo nos primeiros sintomas. Só ele poderá avaliar o seu caso e indicar o melhor a ser feito. “Primeiro, é preciso saber o diagnóstico para passar a medicação correta. Quando ainda não se sabe o diagnóstico, tratamos com alguns ‘paliativos’, como o hidratante, um antipruriginoso ou antialérgico para acalmar a pele”, diz Betina.
Produtos relacionados
Além do tratamento, é possível aliviar os sintomas com uma rotina de skincare adequada, principalmente na região facial. “Se forem manchas vermelhas no rosto, é necessário muito cuidado com o produto a ser usado, pois a pele do rosto é um pouco mais oleosa e delicada”, recomenda Betina. “Hidratantes de uma forma geral, produtos que contenham camomila, azuleno, água termal, todas essas substâncias acalmam a pele”. A dermatologista ainda ressalta a importância de manter a região hidratada nesse caso. Além de agentes hidratantes é interessante que o produto contenha ativos calmantes, capazes melhorar o conforto da pele. “É preciso um diagnóstico para poder tratar, mas é bom lembrar que, às vezes, só a pele seca por si só já causa coceira e manchas vermelhas".
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 27 de Setembro de 2021
Modificada em: 19 de Maio de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!