Com a chegada do verão, é comum que surjam dúvidas sobre qual o melhor protetor solar para garantir uma pele protegida e saudável durante a estação. Afinal, é durante essa temporada que os raios solares tendem a ser mais fortes e contribuir para o surgimento de danos, como o câncer de pele, queimaduras, acne solar, manchas e sinais do envelhecimento precoce - rugas, flacidez e linhas de expressão. Para descobrir como incluir esse item na sua rotina de cuidados com a pele, o Dermaclub reuniu as melhores opções de protetor solar facial para pele oleosa, seca e mista. Confira!
Protetor solar: pele oleosa e mista devem investir nas fórmulas leves
Quem tem a pele oleosa ou mista e quer investir no protetor facial certo, deve ter em mente que a chave para o sucesso são as palavras como “efeito matte”, “toque seco”, “oil free'' e “controle de oleosidade” na embalagem. Isso porque elas são sinônimo de texturas adaptadas para esse tipo de pele e controle de oleosidade e brilho.
Outra dica infalível é buscar por produtos que apresentem um acabamento seco, já que a pele oleosa e com tendência à acne é mais sensível às texturas de difícil absorção. Além disso, também é importante que o protetor solar facial para pele oleosa conte com ativos que ajudem no controle da oleosidade, como o airlicium e a argila verde, além de FPS 70.
Produtos relacionados
Protetor solar: pele normal e seca combinam com produtos feitos com ingredientes hidratantes
Quando se trata do melhor protetor solar para pele seca e normal, uma coisa é certa: os produtos enriquecidos com ingredientes hidratantes são as melhores escolhas. Ao contrário do que muitos pensam, a hidratação é a etapa mais importante para manter a barreira de proteção da pele saudável, o que evita que a região sofra com irritações, sensibilidade e coceira.
Além disso, vale investir em fórmulas que contêm com uma maior eficácia de proteção UV e ação antioxidante para garantir uma pele saudável e, de quebra, prevenir os sinais de envelhecimento precoce. Para oferecerem uma proteção adequada, todos os filtros devem ter FPS de, no mínimo 30,valor de proteção UVA de 1/3 do valor do FPS e amplo espectro, com o objetivo de proteger contra radiação UVA e UVB.
Produtos relacionados
Protetor solar com cor: saiba como escolher a melhor opção para o seu tipo de pele
Se o objetivo é prevenir os impactos da radiação UV e da luz visível, o ideal é apostar em um protetor solar com cor. Nesse caso, a escolha também deve variar de acordo com as características e as necessidades da sua pele. A oleosa ou mista, por exemplo, combina com protetor solar com toque limpo, textura leve e efeito matte, de preferência que controle a oleosidade e umidade. Por outro lado, quem possui a pele seca ou normal, deve investir numa fórmula enriquecida com ingredientes e tecnologias que ajudem na hidratação da pele, como o ácido hialurônico.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 12 de Julho de 2021
Modificada em: 22 de Julho de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!