Ao escolher uma vitamina C para o rosto, é importante considerar não apenas os seus benefícios, mas também se ela é adequada para o seu tipo de pele. Há diferentes versões existentes no mercado que combinam o ácido ascórbico, que é a vitamina C propriamente dita, com outros ativos complementares que potencializam a sua ação, como o ácido salicílico, a vitamina E e o ácido hialurônico. Essas associações de ativos são seguras e podem proporcionar vários benefícios para a pele.
Além disso, é possível encontrar o ácido ascórbico em diferentes porcentagens, o que determina o seu grau de concentração e qual nível de eficácia você pode esperar. Para te ajudar a acertar na escolha da vitamina C ideal para a sua rotina de skincare, explicamos qual a melhor versão para cada tipo de pele. Confira!
Vitamina C para o rosto com oleosidade e acne: versões com ácido salicílico são uma boa aposta
Se você tem a pele oleosa e acneica, uma vitamina C facial com ácido salicílico pode ser a versão ideal para a sua rotina de skincare. Enquanto o ácido ascórbico tem ação antioxidante que combate o envelhecimento da pele, proporcionando mais viço e luminosidade, o ácido salicílico promove uma leve esfoliação e auxilia no controle da oleosidade.
Quem tem a pele oleosa também pode apostar em produtos com concentrações mais elevadas, considerando que as porcentagens de vitamina C para o rosto vão de 5% a 20%, sendo 5% o mais baixo e 20% o teor mais alto encontrado na maioria dos produtos. No entanto, vale ressaltar que as peles oleosas também podem ser sensíveis e, nesses casos, pode ser necessário iniciar o tratamento com concentrações mais baixas de ácido ascórbico, até que a pele ganhe tolerância ao ativo. Por isso, não deixe de conversar com o seu dermatologista antes de adicionar um novo produto à sua skincare.
Produtos relacionados
Vitamina C indicada para quem tem a pele seca e sensível
Já quem tem a pele seca e/ou sensível deve optar por uma vitamina C facial misturada com outros ingredientes como vitamina E para adequação do uso do ácido ascórbico.
Quanto aos ativos associados, a dica é apostar em versões com substâncias hidratantes, como o ácido hialurônico, ou anti-inflamatórios, como a vitamina E, que também hidrata e reforça a barreira natural da pele. Junto com esses ativos e na concentração adequada, a ação anti-idade e antioxidante da vitamina C para o rosto é potencializada sem causar irritações na pele sensível e seca.
Produtos relacionados
Vitamina C para o rosto associada ao ácido ferúlico é uma boa escolha para peles maduras
Você conhece o ácido ferúlico? Trata-se de uma substância com poderosa ação antioxidante e reparadora que ajuda a estabilizar e a potencializar a ação de outros antioxidantes como a vitamina C. Por conta disso, ele é encontrado em diversas fórmulas da vitamina C para o rosto. Os produtos com o ativo na composição são muito indicados para quem tem pele madura e deseja amenizar rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento da pele.
Produtos relacionados
Indicado para todos os tipos de pele, sérum com vitamina C tem rápida absorção
Quando o assunto é vitamina C para o rosto, a textura do produto também faz toda a diferença. Afinal, ela determina a velocidade de absorção e pode interferir na aparência e no toque da pele após a aplicação.
O sérum com vitamina C é uma opção certeira para todos os tipos de pele, uma vez que sua textura líquida é rapidamente absorvida, ou seja, não deixa a pele pesada ou com aspecto “pegajoso” ao ser aplicado. Além disso, as versões em sérum têm maior capacidade de penetração nas camadas mais profundas da pele e facilitam a rotina de skincare: como têm rápida absorção, agilizam a aplicação de outros produtos como o protetor solar.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 03 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 03 de Fevereiro de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!