Produtos relacionados
Sua sobrancelha é fina, clara demais ou tem falhas? Se você sempre precisa reforçar o desenho com maquiagem, a técnica de microblading chegou para acabar com esse hábito. Ela pigmenta a sobrancelha fio a fio, dando um efeito de tatuagem semi-permanente. Para entender mais sobre esse procedimento estético, os riscos e os principais cuidados, o DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo. Veja só!
O que é o microblading? Veja como essa técnica é feita
De acordo com a médica, o microblading é uma técnica usada para pigmentar as sobrancelhas, com o objetivo de realçar ou harmonizar o desenho da região. “O procedimento é feito com um aparelho em formato de caneta, com microagulhas em sua ponta, que fazem o desenho fio a fio da sobrancelha, dando uma aparência mais natural para a região - como se fosse uma tatuagem semi-permanente”, explicou.
Quais são os riscos da técnica de microblading?
A Drª Carolina atenta que os riscos desse procedimento estão mais relacionados a infecções. Para evitar essa contaminação, as agulhas só podem ser usadas uma única vez em cada paciente. Também é muito importante ter cuidado com a higiene da pele e do ambiente em que a técnica será aplicada. Sendo assim, a dermatologista explica: “Todo o material que for utilizado precisa ser descartável para não correr o risco de ser compartilhado com outras pessoas que são submetidas a técnica”, indicou.
O microblading é uma técnica permanente?
O microblading é uma técnica semi-permanente. O pigmento injetado atinge um nível intermediário da pele e, por isso, ao longo do tempo, vai sendo eliminado da região aos poucos. “O efeito costuma durar cerca de 6 meses a um ano, dependendo das características da pele de cada paciente - tem pessoas que possuem uma renovação celular mais acentuada ou utiliza ácidos e, por isso, o pigmento acaba durando um pouco menos na pele”, ressaltou a especialista.
5 cuidados com a pele após fazer microblading:
- Não remover as casquinhas que se formam no local;
- Ficar 72h sem lavar a região das sobrancelhas;
- Depois desse período, lavar bem a área com um sabonete neutro, sem parabenos, álcool e substâncias reativas;
- Aplicar um produto cicatrizante todos os dias para acelerar a cicatrização do local;
- Evitar ao máximo a exposição ao sol e usar um protetor solar com FPS alto e amplo espectro.
Dicas de uso:
Água termal de La Roche-Posay
Cicaplast Baume B5, de La Roche-Posay
Toleriane Ultra 8, de La Roche-Posay
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 09 de Julho de 2019
Modificada em: 23 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!