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Mindful Eating leva práticas de meditação à sua alimentação para alcançar o equilíbrio; saiba mais

A prática do mindful eating ajuda a não descontar desordens emocionais na comida - como ansiedade e depressão. Entenda!
A prática do mindful eating ajuda a não descontar desordens emocionais na comida - como ansiedade e depressão. Entenda!

Redação por Candida Silva

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Você já ouviu falar em Mindfulness? Essa atividade milenar, que pode ser traduzida para “plena atenção no ato momentâneo”, alcançada a partir de um estado meditativo, também pode ser aplicada na alimentação e possui resultados bastante positivos! A prática ajuda a não descontar desordens emocionais na comida - como ansiedade e depressão -, e ainda melhora o seu relacionamento com a comida em si através de escolhas mais conscientes e saudáveis, e não movidas pela compulsão.

Descubra o que é, de fato, o Mindful Eating

O Mindful Eating consiste na prática de focar a atenção na sua refeição sem distrações para, assim, não comer além do necessário. É importante aproveitar esse momento de, no mínimo, 20 minutos sem televisão, computador ou celular por perto para saborear o alimento lentamente. Além disso, reserve um tempo após a refeição para que seu organismo possa reconhecer a sensação de saciedade.

Conheça os benefícios do Mindful Eating

Prestar total atenção no momento da refeição sem distrações contribui não somente na digestão dos alimentos, como também ajuda no controle de possíveis compulsões alimentares desencadeadas por questões como ansiedade e depressão. Isso ocorre porque comer com calma e concentração permite que o indivíduo diferencie se a fome é física ou emocional, e, consequentemente, diminui os anseios de descontrole.

Como incluir o Mindful Eating no seu dia a dia

Para adotar essa prática no seu cotidiano, separe um tempo só seu para fazer suas refeições sem nenhuma distração. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, com muitos legumes, verduras, cereais integrais, e, caso coma carne, dê preferência por opções mais magras, como frango ou peixe. Além disso, invista em menus bem coloridos para consumir nutrientes variados.

Durante a refeição, preste total atenção no momento presente, dê mordidas pequenas e mastigue bem para poder saborear o alimento. Ao final, antes de comer mais alguma coisa, se permita um intervalo de cinco minutos e, depois, se pergunte se você está mesmo com fome ou se já está satisfeito. Assim, você vai tornar seu momento de refeição mais prazeroso, saboroso e vai estar trabalhando para viver de forma mais equilibrada. Que tal?

Publicada em: 13 de Março de 2017
Modificada em: 13 de Março de 2017

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