Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Vitamina C para o rosto: mitos e verdades sobre o produto para o cuidado de manchas na pele, oleosidade e acne

Conheça os mitos e verdades sobre a vitamina C para o rosto
Conheça os mitos e verdades sobre a vitamina C para o rosto

Redação por Carolina Gandra

Você sabia que a vitamina C é um dos ativos mais benéficos para a saúde e a boa aparência da pele do rosto? O ácido ascórbico - como a vitamina C também é chamada - tem uma ação antioxidante que oferece diversas vantagens no cuidado da pele. Tem dúvidas sobre os produtos que têm esse ativo na composição? Para destrinchar o assunto, o DermaClub separou mitos e verdades sobre os produtos com vitamina C para o rosto e utilizados para auxiliar nos casos de manchas na pele, oleosidade e acne. Confira!

1) Se o produto com vitamina C for usado pela manhã, o ativo pode piorar as manchas na pele. Mito ou verdade?

Mito! Apesar da vitamina C também ser conhecida como ácido ascórbico - alguns tipos de ácidos não podem ser expostos ao sol, como o ácido retinoico e a hidroquinona -, os produtos com vitamina C podem ser aplicados pela manhã na rotina de skincare, já que ela não é uma substância fotorreativa e, portanto, não reage no sol e não provoca manchas na pele. Ou seja, a vitamina C para o rosto pode e deve ser usada no período da manhã, como também durante a noite. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Com o uso diário de produtos com vitamina C para o rosto, é possível combater os sinais de envelhecimento e manchas na pele. Mito ou verdade?

Verdade! Uma das principais funções da vitamina C para o rosto é auxiliar na prevenção e no tratamento da hiperpigmentação da pele e do envelhecimento precoce. Isso porque o ativo atua inibindo a formação de melanina, ajudando a prevenir o aparecimento de manchas na pele, além de ter ação anti-idade, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, a vitamina C para o rosto uniformiza o tom e ajuda a prevenir a hiperpigmentação causada tanto pelo sol quanto pelo melasma. 

4) Minha pele está com mais espinhas após usar um produto com vitamina C. A culpa é do ativo? Mito ou verdade?

Mito! A vitamina C para o rosto não tem uma ação direta no surgimento de espinhas na pele. Caso a sua pele acneica esteja com ainda mais cravos e espinhas, um dos problemas é a textura do produto que está sendo aplicado na pele do rosto. Por exemplo, se você tem a pele oleosa, produtos com texturas oleosas, como cremes e loções cremosas, podem favorecer o surgimento da acne. Por isso, é sempre importante buscar produtos dermocosméticos que sejam indicados para o seu tipo de pele. Nesse caso, texturas mais leves e de rápida absorção são excelentes opções para a pele oleosa e com espinhas.

3) A ação anti-inflamatória da vitamina C em produtos é importante para o tratamento de cravos e espinhas. Mito ou verdade?

Verdade! Séruns e outros produtos dermocosméticos com vitamina C são ótimas opções para auxiliar no tratamento de cravos e espinhas, graças à ação anti-inflamatória e uniformizadora do ativo. O ácido ascórbico é antioxidante e anti-inflamatório, o que o torna um ativo poderoso para auxiliar no tratamento das inflamações causadas por espinhas. Além disso, a vitamina C também ajuda a amenizar a aparência das marcas de acne.

Produtos relacionados

5) Os produtos com vitamina C aumentam a oleosidade da pele. Mito ou verdade?

Mito! A vitamina C é recomendada para a pele oleosa, já que não tem a capacidade de aumentar a oleosidade da pele. Assim como no caso da pele acneica, se a pele apresentar mais oleosidade e presença de espinhas, é provável que a responsabilidade seja da textura do produto. Para não errar na escolha, a textura suave e de rápida absorção do sérum é uma boa opção para todos os tipos de pele, por não provocar o ressecamento da pele seca e nem a oleosidade que caracteriza a pele oleosa.

6) Produtos com vitamina C para o rosto podem ser adaptados para cada tipo de pele. Mito ou verdade?

Verdade! O ácido ascórbico beneficia todos os tipos de pele e, para aproveitar cada vantagem do ativo, há produtos que são mais indicados para pele oleosa e acneica, enquanto outros para pele seca e outros para pele com manchas. No geral, a pele acneica, oleosa ou mista deve apostar em produtos mais leves ou aquosos, enquanto quem tem pele seca pode investir em dermocosméticos mais densos e com alta emoliência. Vale lembrar que a textura sérum é excelente para ser adicionada à rotina de skincare. Ela se adapta a todos os tipos de pele por ser suave e rapidamente absorvida, além de permitir o uso de outros produtos, como hidratante e protetor solar, sem interferir no resultado.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 10 de Dezembro de 2021
Modificada em: 10 de Dezembro de 2021

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

Poros dilatados

É possível fechar os poros abertos? Que cuidados com a pele oleosa devem ser adotados?

É possível fechar os poros abertos? Que cuidados com a pele oleosa devem ser adotados?

Poros dilatados

7 formas de minimizar poros abertos: microagulhamento, Serozinc, tônico... Confira as mais eficazes

7 formas de minimizar poros abertos: microagulhamento, Serozinc, tônico... Confira as mais eficazes

Poros dilatados

Protetor solar com cor de alta cobertura entope os poros? Entenda e saiba como usar o produto

Protetor solar com cor de alta cobertura entope os poros? Entenda e saiba como usar o produto

Poros dilatados

Poros superdilatados: o que são e como tratar esses pontinhos escuros no rosto? Entenda

Poros superdilatados: o que são e como tratar esses pontinhos escuros no rosto? Entenda

Poros dilatados

Tem a pele oleosa, com poros aparentes e espinhas? Confira 4 benefícios do uso contínuo de Serozinc

Tem a pele oleosa, com poros aparentes e espinhas? Confira 4 benefícios do uso contínuo de Serozinc

Poros dilatados

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência