Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Mitos e verdades sobre a pele negra: esclareça todas as dúvidas sobre esse fototipo

Desvende todos os mistérios e dúvidas sobre a pele negra
Desvende todos os mistérios e dúvidas sobre a pele negra

Entrevista com Dra. Tatiane Curi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

A pele negra tem algumas características específicas, como uma maior produção de colágeno. Entender as diferenças da pele negra para os outros fototipos ajuda não só a escolher os melhores tratamentos para sua rotina de skincare, como também a evitar erros na hora de cuidar da pele. Também é importante descobrir as principais condições que a pele negra pode enfrentar por conta do fototipo, como hiperpigmentação e queloide.

Para desmistificar mitos e verdades sobre a pele negra, o DermaClub convidou a dermatologista Tatiane Curi para um bate-papo. Confira!

1) Pele negra não precisa de protetor solar. Mito ou verdade?

Mito! Mesmo que a pele negra tenha um nível mais alto de melanina e uma proteção natural a mais que as peles claras, ela ainda precisa do uso frequente do protetor solar. "Isso acontece pois, apesar dessa proteção natural, ela apresenta uma tendência natural à hiperpigmentação (maior predisposição a desenvolver alguns tipos de manchas)", esclarece Dra. Tatiane. 

"Essa melanina em excesso tende a escurecer regiões da pele que podem sofrer algum tipo de agressão, como espinhas, queimaduras e inflamações", completa a médica. Cânceres de pele também podem ser desenvolvidos nesse fototipo, o que torna essencial o uso do protetor solar para pele negra no dia a dia. 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Produtos relacionados

2) Pele negra demora mais para envelhecer. Mito ou verdade?

Teoricamente verdade! De acordo com a dermatologista, a pele negra tem um nível de colágeno mais elevado, ajudando no combate ao envelhecimento precoce. "Por essa característica, é uma pele normalmente elástica e que demora mais a ficar flácida do que as peles mais claras. O aparecimento de rugas e linhas de expressão tende a ser mais lento", explica. Por outro lado, a pele pode envelhecer com mais rapidez por conta de diversos outros fatores, como exposição solar sem proteção, alimentação e tabagismo.

3) A pele negra mancha com mais facilidade. Mito ou verdade?

Verdade! Os melanócitos, células que dão pigmento à pele, têm uma atividade maior na pele negra. No entanto, eles também são responsáveis por aumentar a tendência de manchas de pele, provocando a hiperpigmentação. "Qualquer atrito, inflamação ou trauma pode levar a uma mancha escura com maior facilidade", explica Dra. Tatiane.

queloide é outra condição que pode aparecer com mais frequência na pele negra. Os queloides são cicatrizes elevadas que podem surgir em qualquer área do corpo e, dependendo do tamanho e região das cicatrizes, têm diferentes tipos de tratamento. Placas de silicone, infiltrações com corticoide e cirurgia com betaterapia são alguns tipos de tratamento para queloide.

Produtos relacionados

4) Pele negra não precisa de hidratação. Mito ou verdade?

Mito! Toda pele precisa de hidratação, independentemente do fototipo. "A necessidade de água ou hidratação específica não está relacionada à coloração da pele ou ao fototipo. Portanto, peles negras podem ser desidratadas, oleosas, mistas, ressecadas, normais", esclarece a profissional. 

Produtos relacionados

5) A pele negra é mais oleosa que as outras. Mito ou verdade?

Parcialmente verdade! Como você já sabe, a pele negra pode ser oleosa, seca, mista ou normal. "No entanto, a frequência com que encontramos aumento de oleosidade na pele negra é maior do que em outros tipos de pele pelo aumento do tamanho das glândulas sebáceas nesse fototipo", afirma a dermatologista.

6) Pele negra não pode fazer depilação a laser. Mito ou verdade? 

Mito! Segundo Dra. Tatiane, a pele negra pode passar pelo procedimento de depilação a laser, mas ela pode manchar com mais facilidade do que peles claras e bronzeadas: "Existem lasers mais seguros para depilação nesse tipo de pele e estes devem ser realizados com cautela, por profissionais habilitados e que sejam experientes nesse sentido". 

7) A pele negra costuma ter mais foliculite. Mito ou verdade?

Verdade! "Existem algumas características que podem fazer com que a pele negra tenha mais foliculite e acne, como um maior tamanho das glândulas sebáceas. Além disso, esse tipo de pele normalmente apresenta pelos mais espessos, causando uma tendência maior a foliculites ou pseudofoliculites de barba, por exemplo", esclarece.

8) A pele negra pode usar ácido hialurônico e vitamina C. Mito ou verdade?

Verdade! Seja qual for o fototipo, ácido hialurônico e a vitamina C proporcionam inúmeros benefícios. "Seus benefícios citados vão desde efeitos antioxidantes e clareadores a anti-inflamatórios, além de potencializar o efeito do filtro solar. E esses ativos dificilmente causam irritações e inflamações", conta a médica. 

Produtos relacionados

Enquanto a vitamina C - também chamada de ácido ascórbico - é conhecida por neutralizar a ação de agentes externos, ajudar na uniformização do tom da pele e tratar linhas de expressão e rugas finas, o ácido hialurônico hidrata, previne o envelhecimento precoce, fortalece e controla a flacidez da pele.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 28 de Março de 2022
Modificada em: 28 de Março de 2022

Dra. Tatiane Curi

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiane Curi

CRM: 108107

Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

Poros dilatados

É possível fechar os poros abertos? Que cuidados com a pele oleosa devem ser adotados?

É possível fechar os poros abertos? Que cuidados com a pele oleosa devem ser adotados?

Poros dilatados

7 formas de minimizar poros abertos: microagulhamento, Serozinc, tônico... Confira as mais eficazes

7 formas de minimizar poros abertos: microagulhamento, Serozinc, tônico... Confira as mais eficazes

Poros dilatados

Protetor solar com cor de alta cobertura entope os poros? Entenda e saiba como usar o produto

Protetor solar com cor de alta cobertura entope os poros? Entenda e saiba como usar o produto

Poros dilatados

Poros superdilatados: o que são e como tratar esses pontinhos escuros no rosto? Entenda

Poros superdilatados: o que são e como tratar esses pontinhos escuros no rosto? Entenda

Poros dilatados

Tem a pele oleosa, com poros aparentes e espinhas? Confira 4 benefícios do uso contínuo de Serozinc

Tem a pele oleosa, com poros aparentes e espinhas? Confira 4 benefícios do uso contínuo de Serozinc

Poros dilatados

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência