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Natação é tudo! Descubra quais são os benefícios do esporte para a saúde

A natação melhora o condicionamento físico e o fortalecimento muscular. Além de ser recomendada para todas as idades.
A natação melhora o condicionamento físico e o fortalecimento muscular. Além de ser recomendada para todas as idades.

Redação por Helena Gusmão

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Se você ainda acha que natação é para crianças, saiba que este é um dos esportes mais completos! Isso mesmo: a modalidade é conhecida por melhorar o condicionamento físico e o fortalecimento muscular. Além de ser recomendada para todas as idades, desde os pequenos até idosos, é ideal para manter a saúde e a boa forma em qualquer estação do ano - principalmente, no calor do verão.

Como surgiu a natação e os estilos existentes da atividade

A natação já existe há milênios - é praticada desde a Grécia Antiga, sabia?! Porém, embora popular, demorou bastante para que se transformasse em uma competição organizada. Há registros de que os primeiros eventos oficiais foram realizadas na Inglaterra, no século XIX. As provas do esporte se dividem em quatro estilos diferentes: crawl (conhecido como nado livre), borboleta, peito e costas.

Conheça os benefícios para a saúde ao praticar a natação

Considerada como um dos esportes mais saudáveis, por trabalhar diversos grupos musculares e articulações do corpo, a natação também ajuda a desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Além desses, confira os outros 5 benefícios que a modalidade pode oferecer:

1) Livre de impactos: por ser praticada na água, o corpo se torna automaticamente mais leve, o que permite que as articulações e músculos sejam trabalhados sem impacto;

2) Melhora na respiração: o esporte ajuda a prevenir e reduzir os sintomas de asma e alergias, além de ser responsável pelo fortalecimento dos músculos torácicos, aumentando a elasticidade e volume dos pulmões devido aos exercícios de respiração feitos. Essa atividade também amplia a capacidade de absorver oxigênio;

3) Redução no risco de diabetes: exercícios aeróbicos são os mais indicados para diminuir os índices de diabetes. E por que a natação? Um treino intenso dessa atividade pode queimar em média 900 calorias, reduzindo em cerca de 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2;

4) Coração saudável: os movimentos de braços, pernas e troncos, juntamente com o trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, pois eliminam a gordura existente ao redor do coração. Dessa forma, com esse órgão fortalecido, ocorre um aumento na capacidade de bombeamento de sangue pelo corpo, estimulando a circulação sanguínea;

5) Menos estresse e mais autoestima: com o aumento dos níveis de endorfina - o hormônio da felicidade -, um dos principais resultados da natação é o alívio do estresse, além da sensação de melhora da qualidade de vida, que influencia na autoestima.

Para todas as idades, a natação pode melhorar diversos aspectos da sua vida de forma divertida e, ao mesmo tempo, desafiadora!

Publicada em: 28 de Dezembro de 2016
Modificada em: 28 de Dezembro de 2016

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