Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Niacinamida: para que serve? 5 motivos para começar a incluir esse ativo na rotina de skincare

Descubra para que serve a niacinamida e seus benefícios
Descubra para que serve a niacinamida e seus benefícios

Entrevista com Dra. Tatiana Nogueira Matos , membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

A niacinamida é um ativo que vem sendo cada vez mais procurado entre as formulações dos produtos de skincare. Essa alta demanda tem a ver com os diversos benefícios e ações que a substância proporciona à pele, que vão desde uma potente hidratação até como um excelente aliado no tratamento de manchas e hiperpigmentações. Se você pretende conhecer mais sobre a niacinamida, para que serve e como incluí-la na rotina de cuidados, veio ao lugar certo!

O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, que revelou 5 excelentes motivos para começar a usar a niacinamida no seu skincare. No final da matéria, ainda revelamos todos os produtos da nossa lojinha com esse ativo para você ficar por dentro dessa tendência!

O que é niacinamida?

A niacinamida, também conhecida como nicotinamida e vitamina B3, é uma substância do skincare que possui múltiplas funções, assim como a vitamina C e o ácido hialurônico, por exemplo. Dentre os benefícios da niacinamida, a Dra. Tatiana cita a renovação celular, tratamento da hiperpigmentação na pele, ação antioxidante e seborreguladora. “A niacinamida é uma substância que pode ser usada tanto via oral, quanto também de forma tópica, podendo ser encontrada em muitos cremes, séruns e filtros solares”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Produtos relacionados

Conheça 5 motivos para incluir a niacinamida na rotina de skincare:

  • 1. Niacinamida é um ótimo hidratante

Entre as funções mais famosas da niacinamida está a hidratação. De acordo com a dermatologista, a substância ajuda a hidratar e fortalecer a barreira cutânea: “Graças à sua capacidade de estimular a produção de estruturas que, de forma associada, hidratam a pele, como as ceramidas, as filagrinas (proteínas responsáveis pela queratinização adequada da pele), a queratina e os ácidos graxos”, citou a médica.

  • 2. A niacinamida é seborreguladora

A niacinamida também proporciona efeitos positivos na pele oleosa. Utilizando o produto na textura correta e juntamente com outros ativos, como o ácido glicólico e salicílico, por exemplo, ela ajuda na melhora da oleosidade do rosto. “Essa substância tem efeito anti-inflamatório na pele e diminui a produção de sebo, reduzindo cravos e espinhas”.

  • 3. A niacinamida melhora a aparência de manchas de pele

A niacinamida ajuda a diminuir a aparência escura das manchas causadas por hiperpigmentação. Mas além de ajudar quem já apresenta essas marcas, ela também previne a formação de novas manchas.

  • 4. Atua no combate dos radicais livres

De acordo com a Dra. Tatiana, a niacinamida, além de ajudar a eliminar os radicais livres produzidos em excesso pela pele, também ajuda a proteger a região contra os raios UVA e UVB. Claro que, para isso, é importante usar a niacinamida juntamente com um protetor solar com FPS 30, no mínimo. Outra opção é apostar em um protetor solar com ácido hialurônico e niacinamida, como o Anthelios Pigmentation Ae de La Roche-Posay.

  • 5. Diminui a sensibilidade na pele

A niacinamida, por melhorar a barreira cutânea, fortalece a pele e a deixa menos propensa à sensibilidade. Podemos considerá-la um excelente ativo calmante que pode ser utilizado em parceria com o tratamento de acne, que costuma deixar a pele mais ressecada e sensível ao longo do tempo.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 26 de Abril de 2022
Modificada em: 10 de Junho de 2022

Dra. Tatiana Nogueira Matos

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiana Nogueira Matos

CRM: BA16601

Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Hidratação facial: quantas vezes por dia devo aplicar um creme hidratante para o rosto?

Hidratação facial: quantas vezes por dia devo aplicar um creme hidratante para o rosto?

Hidratação

Poluição, radiação solar... veja quais fatores podem prejudicar o microbioma da pele e sua saúde!

Poluição, radiação solar... veja quais fatores podem prejudicar o microbioma da pele e sua saúde!

Hidratação

Vitamina C antes ou depois do hidratante? Entenda a ordem correta de usar o produto

Vitamina C antes ou depois do hidratante? Entenda a ordem correta de usar o produto

Hidratação

5 dicas milagrosas de skincare para a pele negra

5 dicas milagrosas de skincare para a pele negra

Rotinas

Pele seca precisa de hidratação corporal! Veja o melhor produto e como usar um creme hidratante para o corpo

Pele seca precisa de hidratação corporal! Veja o melhor produto e como usar um creme hidratante para o corpo

Hidratação

Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele

Como hidratar a pele sensível? Conheça os principais cuidados com a hidratação deste tipo de pele

Hidratação

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência