Produtos relacionados
O consumo excessivo de açúcar é conhecido, principalmente, por abrir portas para doenças graves, como a diabetes. No entanto, diminuir o consumo no seu dia a dia também ajuda a evitar outros efeitos negativos, como o processo chamado de glicação, capaz de acelerar o envelhecimento precoce da pele. Entenda como acontece e o que fazer para prevenir os danos ocasionados pelo açúcar!
Como ocorrem os efeitos da glicação na pele
A glicação é ocasionada por uma reação em que carboidratos, como a glicose, se ligam permanentemente a proteínas, como o próprio colágeno. Dessa forma, as proteínas sofrem modificações, e, consequentemente, têm sua função comprometida. “É uma ação tão danosa quanto a dos radicais livres, promovendo a formação de rugas e acarretando em perda de elasticidade e de tonicidade”, afirmou a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro.
3 dicas para evitar os danos do açúcar na pele
De acordo com dermatologistas, é necessário ter alguns cuidados no nosso dia a dia que cooperem para diminuir os efeitos que a glicação pode causar. Saiba quais são:
1) Usar dermocosméticos com ação antiglicante: produtos com substâncias antiglicantes e que sejam associados as ativos antioxidantes inibem as ações do açúcar que prejudicam o colágeno, protegendo essas fibras e trazendo a firmeza, elasticidade e sustentação para a pele;
2) Evitar alimentos de alto índice glicêmico: massas, doces e refrigerantes cooperam para a reação da glicação, pois possuem em sua composição uma grande quantidade de carboidratos que podem ser associados a proteínas;
3) Substitua os carboidratos simples: alimentos como pão francês, arroz branco e doces podem ser trocados por carboidratos integrais e o açúcar refinado pode ser substituído pelo mascavo ou mel. Esses produtos são mais naturais e têm substâncias antioxidantes e vitaminas que são interessantes para a beleza e saúde da pele.
Acrescente nessas dicas: beber dois litros de água por dia e evitar alimentos industrializados. Consulte um dermatologista e salve essa listinha para te ajudar a diminuir os danos da glicação e a viver de forma mais saudável!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 08 de Dezembro de 2016
Modificada em: 08 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Juliana Neiva
CRM: 663883
Dra. Juliana Neiva é médica Pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui título de Especialista em Dermatologia, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Sempre atualizada, frequenta os mais importantes congressos nacionais e internacionais. Fez inúmeros cursos e workshops em Dermatologia Clínica e Estética, ministrados pelos principais especialistas estrangeiros na área. Além disso, é colunista em rádios e autora do livro Guia Prático da Beleza por dentro e por fora.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!