Produtos relacionados
A região das pálpebras é bem sensível e propensa a diversos problemas e incômodos, como olheiras, as primeiras linhas de expressão e até mesmo o câncer da pele. De acordo com a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo, cerca de 90% dos tumores cutâneos acontecem na área da cabeça e pescoço. Porém, só neste local específico, o carcinoma basocelular - tipo de câncer mais comum - tem uma incidência de até 10%. Quer saber como se proteger dessa doença? O DermaClub separou os principais cuidados com as pálpebras para se ter, principalmente, durante o verão. Veja só!
Câncer da pele nas pálpebras: entenda como pode acontecer
Assim como todo o corpo, as pálpebras não são poupadas do câncer da pele, que, de acordo com a médica, nessa área se torna ainda mais complicado. “É uma região com bastante risco de desenvolver uma deformidade, podendo modificar o olhar e o rosto como um todo. Muitas vezes, se torna até necessário fazer uma cirurgia de reconstrução de pálpebras”, explicou.
Então, como proteger essa área do rosto?
O primeiro passo para uma proteção ideal é conversar com o dermatologista para que ele encontre a melhor forma, de acordo com as suas necessidades. Isso porque a maior parte dos protetores solares não são indicados para a região dos olhos.
Outra forma de proteger as pálpebras da radiação solar é com o uso de barreiras físicas, como óculos escuros. “Esses acessórios precisam ter uma lente de qualidade, proteção UVA e UVB, além de proteger os olhos e a região das pálpebras”, afirmou. Também é bom investir em viseiras e chapéus - principalmente aqueles com aba mais larga, que protegem os olhos e o rosto como um todo.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 05 de Fevereiro de 2018
Modificada em: 22 de Maio de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Carolina Reato Marçon
CRM: 113.379
Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!