Produtos relacionados
A acne corporal, caracterizada pelo aparecimento de espinhas e cravos em regiões além do rosto, é muito comum nas costas e no pescoço - zonas com bastante concentração de glândulas sebáceas. Muitas pessoas acreditam que o uso de produtos hidratantes no cabelo, como máscaras e condicionadores, pode contribuir para o aumento da oleosidade nessas regiões da pele, provocando o surgimento de novas espinhas. Será que isso é verdade? Para esclarecer, o DermaClub conversou com o dermatologista Rubens Pontello, de Londrina. Confira!
Espinhas no corpo: quais as principais causas do seu surgimento?
De um modo geral, as espinhas surgem por conta do excesso de oleosidade, células mortas e sujeira na pele, tanto no rosto quanto no restante do corpo. De acordo com o Dr. Rubens, “a acne é uma doença comum, que acomete mais de 50% dos adolescentes e até 30% dos adultos. Existem diferentes causas para o surgimento ou piora do quadro de acne, porém todos compartilham uma alteração comum: a obstrução do duto de saída na pele da glândula que produz nossa oleosidade”.
O acúmulo de condicionador ou máscara de hidratação na pele pode causar espinhas nas costas e no pescoço?
Vários fatores podem promover o aumento de oleosidade e o consequente aparecimento de espinhas, como não limpar a pele adequadamente, usar roupas apertadas de tecidos sintéticos, aplicar produtos gordurosos destinados à pele seca… Entre eles, segundo o Dr. Rubens, existe a acne cosmética, ou seja, as espinhas que surgem devido ao uso excessivo ou inadequado de cosméticos. “Os cosméticos, quando em excesso ou inadequados para a pele oleosa, contribuem para obstruir a secreção natural de oleosidade, favorecendo o surgimento ou piora da acne. Isso ocorre com maquiagens no rosto, mas também em outras áreas, como as costas, devido aos cremes, condicionadores ou máscaras usados nos cabelos. Frequentemente, notamos a piora do quadro de espinhas nas costas devido à transferência do produto de tratamento dos fios para a região”, explicou o dermatologista.
Como podemos tratar e prevenir o aparecimento da acne cosmética nas costas?
Mas não é preciso parar de cuidar da hidratação dos fios para evitar a acne corporal! O segredo é ter mais atenção na hora de aplicar o produto. Se hoje você ensaboa o corpo antes de aplicar o condicionador ou a máscara, vale a pena lavar as regiões acometidas de novo depois de enxaguar os fios, para que não fique nenhum resíduo. “É essencial evitar o contato dos fios, quando em tratamento com máscaras capilares ou condicionadores, na região das costas”, contou o Dr. Rubens. Quanto ao tratamento, o dermatologista afirma que ele se assemelha em muito com o tradicional para o rosto: “sabonetes específicos, cremes com ácidos e medicamentos e também procedimentos para acelerar a recuperação, como peelings e lasers. Essencial evitar a automedicação e, principalmente, não manipular as lesões”.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 19 de Setembro de 2018
Modificada em: 23 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dr. Rubens Pontello
CRM: 24645
O Dr. Rubens Pontello Junior é especialista em dermatologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) onde, atualmente, permanece como professor assistente da Disciplina de dermatologia do Curso de Medicina. É membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro internacional da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Realizou fellow de dermatologia na Universidade de Miami (UM/FADE), além da atualização em laser e cosmiatria da Harvard Medical School, em 2015.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!