As ceramidas são lipídios que compõem a barreira da pele - camada responsável por proteger e manter essa região saudável e inalterada pelo meio externo. No entanto, muitos fatores mais agressivos, como o vento, frio, poluição e clima seco, entre outros, podem danificar essas ceramidas, expondo a pele a uma variedade de problemas e piorando os já existentes. Em conversa com a dermatologista Betina Stefanello, do Rio de Janeiro, o DermaClub esclareceu esse assunto. Confira!
Reposição de ceramidas ajuda no tratamento e prevenção de algumas doenças de pele
Para que a barreira da pele se mantenha saudável, é essencial mantê-la hidratada e nutrida. Quando ela está frágil, vermelha, com coceira ou prurido, é sinal de que é necessário repor as ceramidas - ou seja, gorduras - dessa barreira. De acordo com a Drª Betina, algumas doenças inflamatórias da pele podem ser atenuadas e até prevenidas com a reposição dessas moléculas. “As ceramidas influenciam no tratamento de algumas doenças de pele, porque elas restauram a barreira. Especialmente as doenças inflamatórias, como psoríase, dermatite atópica, dermatite de contato e outras mais comuns, como acne e rosácea, também podem ser bastante beneficiadas com a restauração da barreira cutânea”, explicou a dermatologista.
Além de ajudar a prevenir o seu aparecimento, a Drª garante que as ceramidas também ajudam a melhorar os sintomas de alguns problemas de pele, diminuindo coceira, rachaduras, ardência, entre outros.
Saiba o que fazer para manter a barreira da pele saudável
Manter uma barreira cutânea saudável passa por duas etapas: a primeira, é de proteção dos lipídeos e ceramidas presentes na pele, sempre evitando com que se percam; a segunda, caso tenham perdido esses lipídeos e ceramidas, nutrir a pele com esses lipídeos e ceramidas. Confira alguns cuidados para cada uma delas:
Proteção da barreira:
- Evitar banhos muito quentes;
- Não usar sabonetes agressivos;
- Não esfregar a pele.
- Usar protetor solar e hidratante.
Reposição de ceramidas:
- Hidratar a pele após o banho;
- Usar um hidratante que prometa restaurar barreira e repor os lipídeos e ceramidas.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 14 de Junho de 2018
Modificada em: 26 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!