Cravos e espinhas: esses problemas podem ser o pesadelo de muitos adolescentes, que sofrem com as mudanças hormonais e têm sua autoestima afetada por essas lesões. Mas e quando as espinhas surgem em uma faixa etária avançada? Essa condição, conhecida como acne adulta, é mais comum do que se pensa e tem características bem específicas. Para esclarecer as dúvidas sobre esse problema e o tratamento para espinhas na idade adulta, a equipe do DermaClub convidou a dermatologista Tatiane Curi. Dá só uma olhada!
Espinhas no rosto e no corpo: o que é a acne adulta?
“A acne da mulher adulta é uma doença inflamatória que ocorre em mulheres a partir dos 25 a 30 anos de idade, podendo ter se iniciado nessa faixa etária ou ser um quadro resistente e persistente desde a adolescência”, explica Tatiane. “Sua característica mais marcante são as lesões localizadas principalmente na mandíbula e no queixo. As causas são múltiplas e devem ser investigadas alterações hormonais, síndrome do ovário policístico, e até desencadeantes externos, como dietas industrializadas e gordurosas, tabagismo, poluição, estresse, medicamentos, suplementos alimentares e dermocosméticos errados para aquele tipo de pele”.
Ainda de acordo com a dermatologista, nem toda pele acneica é igual: as espinhas da adolescência não são as mesmas da fase adulta e também variam de pessoa para pessoa. “A acne é diferente em cada paciente e faixa etária, além de variar de acordo com alteração do microbioma da pele, fatores desencadeantes e outras razões”, comenta Tatiane. “Sabe-se atualmente que é uma doença inflamatória crônica, ou seja, pode haver períodos de melhora e piora, dependendo da sua rotina de cuidados e do seu estilo de vida principalmente”.
Como cuidar das espinhas na fase adulta?
A Drª Tatiane dá algumas dicas de como melhorar a acne adulta com alguns hábitos básicos de rotina. “É importante que esse paciente tenha uma rotina de exercícios físicos e uma vida saudável, já que eles apresentam uma quantidade maior de receptores que fazem parte do nosso sistema imunológico, por isso é fundamental manter o sistema imune adequadamente fortalecido para auxiliar no controle da inflamação”, diz a dermatologista.
Produtos relacionados
Quanto tempo as espinhas permanecem no rosto?
O tempo de duração da acne adulta pode variar muito, de acordo com a dermatologista. “O tempo de evolução não é fixo e vai depender de alguns fatores que farão essas lesões durarem um período maior ou menor. Além do grau de inflamação, que podem evoluir para marcas escuras (hipercromias pós-inflamatórias) ou até outros tipos de cicatrizes de acne. ‘Cutucar’ as lesões também só vai tornar as espinhas mais inflamadas e difíceis de tratar”.
De olho na dieta: um cardápio antiacne
Cuidar da pele é importante, mas não é só isso: também é necessário rever a dieta! “Skincare e uma alimentação adequada são essenciais e andam juntos para o tratamento da acne adulta”, diz a especialista. “A alimentação deve ser saudável com poucos alimentos industrializados e de baixo índice glicêmico, diminuindo o consumo de laticínios e carboidratos”.
Rotina de skincare para a acne adulta
“A rotina inclui o uso de um gel de limpeza específico que higieniza a pele e retira o excesso de oleosidade sem ressecar ou alterar a barreira cutânea - lavar o rosto com o produto duas vezes ao dia. Dermocosméticos com alfa-hidroxiácidos ou antimicrobianos que ajudam a desobstruir a oclusão folicular”, indica Tatiane.
Produtos relacionados
“É importante ficar de olho nos produtos não comedogênicos e evitar loções cremosas ou cremes que possam piorar o quadro inflamatório. Um bom protetor solar de ação seborreguladora é específico para esse tipo de pele. Além disso, vale ressaltar que, muitas vezes, será necessária a utilização de medicamentos orais antiandrógenos, dependendo do grau de acne a ser tratada”.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 20 de Outubro de 2021
Modificada em: 21 de Outubro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!