Já pensou em fazer esse procedimento? Muitas pessoas aplicam a toxina botulínica em vários lugares do rosto, como na boca, na testa e perto dos olhos para acabar com as rugas e linhas de expressão. Mas é importante frisar que a aplicação da toxina botulínica vai muito além do benefício estético. Também é possível aplicar no rosto para tratar casos de bruxismo e enxaqueca, por exemplo.
Para entender mais todos os detalhes sobre o que é toxina botulínica, como é aplicada e o efeito dessa substância na pele, o DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, que revelou todas as curiosidades desse tratamento. Veja só!
O que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma toxina extraída da bactéria que causa a doença botulismo. Quando essa substância é aplicada na pele, tem o poder de causar um relaxamento e paralisia muscular. Por isso, assim que as pessoas terminam de fazer a aplicação, percebem que as rugas na testa e linhas de expressão desaparecem.
Qual é o efeito da toxina botulínica na pele?
A toxina botulínica quando é injetada na pele age no neurônio que é conectado ao músculo, impedindo a liberação de neuromediadores que fazem o músculo se movimentar, de forma parcial ou total. “Dessa forma, a região ficará mais relaxada e se movimenta muito menos, diminuindo as chances de fratura da pele que está logo acima e que provocam a formação das rugas”, esclareceu a dermatologista.
Qual é a diferença entre toxina botulínica e preenchimento?
Muita gente acaba confundindo a toxina botulínica com o preenchimento. Mas, na verdade, essas duas técnicas possuem benefícios e funções bem diferentes quando essas substâncias são injetadas na pele. A toxina botulínica é mais utilizada para tratar as marcas e rugas de expressão do terço superior da face, como os temidos “pés de galinha”. O mesmo ocorre com a ruga que se forma entre as sobrancelhas ou as linhas horizontais na testa.
No caso do preenchimento com ácido hialurônico, é utilizado para repor o volume de determinada parte do rosto. A técnica pode ser aplicada nos principais contornos da região, como queixo, nariz e mandíbula, além de tratar rugas estáticas, como os sulcos naso-labiais (conhecido como “bigode chinês”) e olheiras profundas. A substância também pode ser usada para repor volume de regiões dos lábios e mãos.
Como é aplicado na pele e por quanto tempo dura no organismo?
A toxina botulínica no rosto é aplicado através de uma injeção diretamente no músculo ou na pele: “Ela é feita com o auxílio de uma seringa e agulha bem delicadas, e antes é aplicado um anestésico tópico para evitar qualquer indício de dor”, disse a Drª Tatiana. A dermatologista ainda explica que a cada quatro ou seis meses se faz necessária uma nova aplicação para manter os resultados do tratamento.
É possível aplicá-la em todas as partes do corpo?
Normalmente, a toxina botulínica é aplicada nas áreas do rosto, como na testa e olhos, nariz, ao redor de boca, próximo ao couro cabeludo e pescoço. Mas a especialista ressalta que a substância também pode ser injetada em outros lugares do corpo, como nas palmas das mãos, plantas dos pés, axilas e cicatrizes diversas.
Para que serve a toxina botulínica além de diminuir rugas?
- Diminuir a transpiração excessiva;
- Melhorar a aparência de cicatrizes;
- Controlar a oleosidade da pele;
- Tratar o rosácea;
- Amenizar distúrbios como enxaqueca;
- Aliviar o bruxismo;
- Controlar o blefaroespasmo (movimentos involuntários dos olhos).
Existem tipos de toxina botulínica?
A dermatologista afirma que existem alguns tipos diferentes de toxina botulínica: “Tudo vai depender da proteína presente e ligada à toxina ou até mesmo a ausência dessa proteína. Isso faz com que a toxina tenha uma melhor ou pior performance e influencia também na sua durabilidade”, esclareceu.
Quanto custa a aplicação?
Os valores da aplicação podem variar bastante. Tudo vai depender do profissional e da região em que a toxina botulínica é injetada. A médica revela: “Para aplicação numa área equivalente a testa e ao redor de olhos giram em torno de 1.200 até 1.700 reais”.
O que o paciente deve considerar antes de aplicar a toxina botulínica?
O paciente deve levar muitos pontos em consideração: “O primeiro é que existem diferentes tipos de marcas e qualidades de toxinas, que a diluição da substância também é variável e influencia na durabilidade e no risco de resistência. Outro fator importante é que a quantidade aplicada pelo profissional também pode variar e isso acaba alterando a longevidade do tratamento”. A parte mais importante que a especialista ressalta é a expertise do profissional que está aplicando a substância. “Isso porque os resultados bonitos e naturais requerem muito tempo de estudo e dedicação”, atentou.
Quais são os riscos de aplicar a toxina botulínica?
Tatiana revela que o maior risco é a ptose: “Quando o músculo relaxa tanto que as suas funções básicas também ficam comprometidas e, com isso, proporciona uma aparência de paralisia e um resultado estético sofrível”.
Para garantir um resultado natural e sem causar nenhum tipo de risco à sua pele, escolha um bom dermatologista para aplicar a toxina botulínica.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 27 de Julho de 2021
Modificada em: 20 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiana Nogueira Matos
CRM: BA16601
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/SBD, formada pela Universidade Federal da Bahia , realizou residência em clínica médica no Hospital Santo Antônio/ Ba e dermatologia na Universidade de Santo Amaro/ São Paulo. Atua na área de Dermatologia clínica, estética, cirúrgica e laser. Participa de todos os principais congressos nacionais e internacionais para estar sempre atualizada nos melhores tratamentos para seus pacientes.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!