Após um dia inteiro se expondo ao sol, você ficou com manchas vermelhas no corpo, também conhecidas como queimaduras solares. O não uso do protetor solar ou a falta de reaplicação do produto após um mergulho ou sudorese intensa, juntamente com a alta incidência dos raios solares podem ter motivado essas marcas. Além do risco de desenvolver câncer de pele e manchas de melasma, as queimaduras também causam muita ardência, dor e uma sensibilidade enorme na pele.
Para aliviar esses desconfortos e prevenir a formação de manchas na pele, é importante seguir uma rotina de skincare com produtos super hidratantes com ação calmante e que ajudam na cicatrização da pele. O DermaClub indicou todos os cuidados que não podem ficar de fora neste momento:
Quais são as causas das manchas vermelhas no corpo relacionadas à queimadura solar?
Como o próprio nome já diz, a queimadura solar é um dano causado à pele pelo sol, através da radiação ultravioleta (UV). Esse tipo de radiação aparece dentro de poucas horas após a exposição excessiva à luz solar. Embora seja a maneira mais comum de desenvolver as queimaduras, existem outros tipos de luz que também podem motivar esse problema, como é o caso das lâmpadas das câmaras de bronzeamento artificial.
Passei protetor e mesmo assim fiquei com queimadura solar: o que aconteceu?
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que ficam queimadas na praia ou piscina. A questão é que não basta passar o protetor solar apenas uma vez antes ou na hora de tomar sol; é fundamental aplicar a quantidade ideal para a proteção, reaplicar o produto ao longo da exposição (a cada 3 horas), principalmente após mergulhos, molhar a pele ou em casos de sudorese intensa. Além disso, a pele precisa estar seca na hora da reaplicação para que o protetor não escorra.
O que é bom passar na queimadura solar?
Se você está com a pele cheia de manchas vermelhas no corpo, com ardência, dor e até mesmo um leve inchaço, precisa procurar um dermatologista e apostar em uma rotina de cuidados pós-sol. Neste caso, o melhor remédio para queimadura é o uso de cremes hidratantes com ativos que acalmam e cicatrizam a região. Aposte em um produto que tenha ingredientes como pantenol, manteiga de karité e glicerina que ajudam a evitar o ressecamento e o descascamento da pele. Em caso de dor e inchaço, faça compressas geladas de água termal e, se necessário, o uso de analgésicos via oral prescritos por um médico.
6 cuidados para diminuir a ardência da queimadura solar e evitar manchas na pele
1. Lave a pele com um sabonete ou loção de limpeza hidratante, priorizando e massageando levemente as áreas mais sensibilizadas;
Produtos relacionados
2. Na hora do banho, prefira usar a água fria para refrescar ainda mais a pele e dar aquela sensação de alívio;
3. Evite fazer o uso de buchas e esfoliantes para não agredir ainda mais a pele sensibilizada;
4. Logo após o banho, faça a hidratação do corpo usando um hidratante com ativos calmantes e cicatrizantes para evitar o descascamento da pele;
Produtos relacionados
5. Borrife água termal bem geladinha em toda a pele sempre que precisar.
Produtos relacionados
6. Use protetor solar, até mesmo dentro de casa, para prevenir a formação de manchas.
Produtos relacionados
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 16 de Julho de 2021
Modificada em: 29 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!