Produtos relacionados
Você já percebeu o quanto a sua pele fica ressecada depois de ir à praia ou à piscina? Isso acontece devido ao contato prolongado com o sal e o cloro, que diminuem a barreira de proteção da pele. Em conversa com a dermatologista Vanessa Metz, o Dermaclub buscou saber como esses efeitos podem ser prevenidos. Saiba mais!
Conheça os efeitos causados pelo cloro da piscina e sal da água do mar na pele
De acordo com a dermatologista, além da água salgada e do cloro ressecarem a pele, já que afetam a barreira de proteção, esses elementos podem ir além e resultar em descamação. Outra possibilidade é o aumento das chances de sensibilidade no couro cabeludo, principalmente quando somada à exposição solar.
Conheça os cuidados ideais para recuperar a pele dos efeitos do cloro e do sal
A Dra. Vanessa explica que o ideal entre um mergulho e outro é tomar uma ducha de água doce. “Isso ajuda a retirar a quantidade excessiva de sal e cloro, liberando a pele dessas impurezas”, explicou. A médica ainda reforça a importância de reaplicar o protetor solar a cada duas horas para evitar que os danos causados pelo verão sejam ainda mais intensos.
Dicas extras: cuidado e limpeza profunda da pele pós praia e piscina
Segundo a especialista, um dos truques mais importantes é chegar em casa e tomar banho para retirar todo excesso do filtro solar do corpo, que, caso não seja removido, pode obstruir os poros. “Em seguida, é o momento de investir na hidratação da pele, seja com sabonetes, óleos ou cremes, a fim de recuperar a barreira de proteção cutânea”, disse a médica.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 30 de Dezembro de 2016
Modificada em: 23 de Maio de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Vanessa Metz
CRM: 52794953
Dra. Vanessa Metz é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, formada em medicina pela Faculdade Souza Marques e pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente da Associação dos Dermatologistas da UERJ (ADUERJ) no ano de 2009 e professora substituta do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto no ano de 2010. É sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Está em constante atualização participando de cursos e congressos no Brasil e exterior para trazer aos seus pacientes o que há de mais moderno.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!