Produtos relacionados
Muitas pessoas acreditam que as olheiras são causadas apenas - ou principalmente - pela falta de sono. Mas, a verdade é que muitos outros fatores influenciam no surgimento das marcas escuras ao redor dos olhos: além da genética, que pode intensificar o problema, confira outras causas para o aparecimento das olheiras e saiba como evitá-las!
1) Procure dormir bem
Quando dormimos, a pele também descansa. Por isso, é necessário ter 8 horas de sono diariamente para garantir a saúde da pele. Além disso, a falta de sono faz com aumente os níveis do hormônio cortisol no sangue, aumentando o volume dos vasos sanguíneos - que aparecem por baixo da pele fina dos olhos, deixando-a arroxeada.
2) Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada
A alimentação também pode influenciar no aparecimento das olheiras. O açúcar pode contribuir com o desenvolvimento de processos inflamatórios nas células da pele, por isso, é bom evitar o excesso de doces. É bom consumir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e folhas verdes, que ajudam a reduzir inflamações. A vitamina C também é importante, já que ajuda a fortalecer as paredes dos vasos.
3) Evite o consumo de álcool e cigarro
O álcool e o cigarro também impactam a circulação sanguínea no local dilatando os vasos e tornando-os mais visíveis. Isso pode tornar a região escurecida. Por isso, se você tem tendência ao surgimento de olheiras, é melhor evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool.
4) Mantenha a pele ao redor dos olhos hidratada
As olheiras podem ser intensificadas pelo ressecamento da pele. Então é importante cuidar da hidratação do rosto, especialmente ao redor dos olhos. Essa região é mais sensível e propensa à desidratação, por isso, é necessário utilizar produtos específicos. Invista em hidratantes leves e com ingredientes com propriedades calmantes, como o aloe vera. É importante, também, beber ao menos dois litros de água diariamente, já que isso contribui para a hidratação do corpo.
5) Sempre use protetor solar
Os raios ultravioletas podem causar aumento da pigmentação das olheiras e, progressivamente, o afinamento da pele. Para evitar esse efeito, é indicado utilizar protetor solar no rosto diariamente, principalmente em momentos de maior exposição ao sol. O uso de óculos escuros também ajuda a proteger a região contra os efeitos da radiação UV.
Publicada em: 12 de Janeiro de 2018
Modificada em: 26 de Julho de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!