O peeling para acne é um dos tratamentos mais recomendados para quem possui a pele oleosa e acneica. O motivo por trás disso é bem simples: o procedimento é capaz de controlar a oleosidade e diminuir as espinhas. Embora seja bastante comum nos consultórios dermatológicos, a ação antioxidante do peeling para acne também pode ser garantida sem sair de casa. Quer saber como? O DermaClub te conta! Reunimos, a seguir, todas as informações sobre o assunto com ajuda da dermatologista Tatiane Curi.
Entenda os benefícios do peeling para acne
Não precisa ser expert no assunto para entender que a pele oleosa é sinônimo de brilho excessivo, poros dilatados, cravos e espinhas. Mas, o que poucos sabem é que, é possível amenizar estas características através do peeling para acne. Dividido em três tipos - superficial, médio e profundo - o procedimento deve ser recomendado por especialista para garantir um bom resultado. “O peeling para acne tem o objetivo de melhorar a aparência dos poros, reduzir a oleosidade e combater a hiperqueratinização, que é caracterizada como poros entupidos”, explica a especialista. Em alguns casos, o procedimento também conta com ação antioxidante levando a um ressecamento das lesões inflamatórias de acne, assim como a redução das marcas de espinhas na pele oleosa.
O uso de dermocosméticos pode garantir o peeling para acne em casa
De maneira geral, o peeling para acne costuma ser realizado por médicos dermatologistas com toda a segurança disponível em um consultório. Mas, quando se trata de peeling mecânico - que permite a esfoliação da pele - e peeling superficial, é possível garantir os benefícios para pele oleosa de forma caseira. “O peeling para acne do tipo mecânico pode ser realizado com agentes esfoliantes de pequenos grãos que promovem uma leve irritação momentânea da pele”, revela a dermatologista.
Por outro lado, o uso de agentes químicos, como os alfa-hidroxiácidos, oferecem uma renovação celular capaz de melhorar diariamente os poros e a textura da pele. “Alguns desses dermocosméticos usados no peeling para acne podem apresentar ácidos de tamanhos reduzidos para uma melhor penetração sem causar irritações”, alerta a profissional.
Peeling para acne em casa: saiba como fazer
Passo 1) Lave o rosto com água fria ou morna e um sabonete específico para a sua pele. Nessa etapa, é importante evitar produtos agressivos e esfoliantes, já que o peeling para acne promoverá a renovação da superfície da pele;
Produtos relacionados
Passo 2) Em seguida, utilize o produto esfoliante para dar início ao peeling para acne. Lembre-se de não exagerar na quantidade de aplicação e seguir as recomendações de uso;
Produtos relacionados
Passo 3) Enxágue o rosto com água morna ou fria até remover todo o produto.
Passo 4) Quando o peeling é pela manhã, o protetor solar deve ser aplicado para prevenir a formação de queimaduras e manchas na pele. Por outro lado, quando realizado a noite, o procedimento deve ser feito após a higienização da pele e seguido da aplicação de ácidos para outros tratamentos.
Produtos relacionados
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 22 de Setembro de 2021
Modificada em: 22 de Setembro de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Tatiane Curi
CRM: 108107
Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!