Produtos relacionados
Engana-se quem acredita que a pele jovem não precisa de cuidados especiais. O corpo tem necessidades e precisa de atenção mesmo no início da vida adulta, a partir dos 20 anos. O DermaClub conversou com a dermatologista Mylenne Torres, de Natal, capital do Rio Grande do Norte, que revelou quais são os rituais fundamentais nesta fase. Confira!
Entenda por que é importante começar os cuidados antienvelhecimento desde cedo
Segundo a médica, a proteção solar é indispensável para retardar o envelhecimento cutâneo. “Algumas pessoas, a depender da genética e de sua exposição solar ao longo da vida, já vão apresentar sinais de envelhecimento antes dos 30 anos. A partir dos 25, a produção de colágeno diminui e é nessa fase que as alterações do DNA causadas pelo sol começam a aparecer, sendo o momento ideal para se iniciar os cuidados antienvelhecimento”, pontuou.
Dermatologista explica quais são os principais cuidados que se deve ter antes dos 30
Dra. Mylenne Torres explicou que a principal função dos tratamentos e cuidados para a pele jovem é a prevenção de sinais e danos futuros. Confira uma lista com os principais cuidados que se deve ter nessa fase:
- Lave o rosto com um sabonete específico, no máximo três vezes ao dia - para evitar o excesso de produção sebácea. Logo depois, pode ser usado um tônico para minimizar os poros obstruídos. Além disso, não esqueça de remover a maquiagem;
- O protetor solar é item obrigatório e deve ser usado diariamente. Aplique em toda a área exposta ao sol! Muitos só se lembram do rosto, mas o colo, os braços e as mãos também precisam de proteção;
- À noite, invista em um hidratante livre de óleo e com ativos antioxidantes. Ele vai ajudar a combater os radicais livres, que acelera o envelhecimento;
- A região dos olhos é a primeira a mostrar os efeitos do tempo na pele. Por isso, reserve uma atenção especial para ela! Os cremes devem ser usados diariamente, pela manhã e à noite;
- Ácidos - retinoico e glicólico - e esfoliação são bem-vindos nessa fase. Estes devem ser orientados de acordo com o tipo de pele.
Saiba quais são os tratamentos estéticos indicados para a pele jovem
De acordo com a médica, nesse período pode ser iniciado o uso da toxina botulínica. “O intuito é de prevenção: os músculos são paralisados, impedindo a formação de rugas. Muitas pessoas têm medo de ficar com ar artificial, porém, hoje em dia, a aplicação é feita a fim de deixar a face muito natural”, afirmou.
A limpeza de pele também é uma boa alternativa e pode ser feita uma vez por mês para remover impurezas e cravos. Além do peeling superficial, que pode ser feito a cada três meses. Dra. Mylenne ainda dá uma dica valiosa: “Visite o seu dermatologista ao menos uma vez por ano!”
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 19 de Outubro de 2015
Modificada em: 01 de Fevereiro de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Mylenne Torres
CRM: 5936
Médica formada pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (CE), com residência em Clínica Médica pelo Hospital Central Coronel Pedro Germano (RN) e residência em Dermatologia pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua na área de dermatologia clínica e cirúrgica, cosmiatria e laser na cidade de Natal/RN.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!