De acordo com os dermatologistas, os cuidados com a pele devem começar ainda na juventude, porém, com o passar dos anos, eles se modificam, já que surgem novas necessidades. A partir dos 45 anos, a mulher precisa de tratamentos especiais para manter o rosto hidratado e viçoso, principalmente pela influência da menopausa no organismo. O DermaClub conversou com a Dra. Vanessa Metz, dermatologista do Rio de Janeiro, que contou todos os cuidados com a pele madura. Confira!
A pele sofre alterações com o passar dos anos e precisa de cuidados especiais
Segundo a médica, depois dos 45 anos há uma degradação de colágeno - proteína de função estrutural - bem maior do que na juventude. “O maior problema é que não produzimos mais a substância com a mesma qualidade nem quantidade de antes, assim, a produção não acaba, mas se torna insuficiente. Por isso, é preciso se preocupar em estimular a formulação dessa proteína para tentar ajudar a pele”, explicou.
Dra. Vanessa Mez contou que também é possível reparar a degradação do ácido hialurônico - molécula presente no organismo que confere firmeza à pele. “A produção é interrompida e é preciso tratar topicamente com preenchedores para devolver o volume necessário”, afirmou.
Descubra quais as melhores opções de tratamento para peles maduras
Os sinais de envelhecimento costumam ser mais visíveis nesta época da vida, mas, de acordo com a Dra. Vanessa, com a tecnologia a favor dos médicos, o que não faltam são opções de tratamento. “Se a queixa da paciente for de rugas, podemos usar toxina butolínica; se for flacidez, investimos na radiofrequência ou no laser fracionado, por exemplo”, pontuou.
Segundo a dermatologista, ainda pode-se apostar em ativos como ácido hialurônico, matrixyl, peptídeos, LHA e ácido retinóico. “O melhor veículo para estas substâncias é o creme, já que a pele madura precisa de mais hidratação”, disse.
Descubra qual a influência da menopausa para a pele
Segundo a Dra. Vanessa, no caso das mulheres, a menopausa tem grande influencia sobre a pele. “Nesse momento, a perda de colágeno se intensifica e a pele fica mais ressecada”, explicou. Como é uma fase de alterações hormonais, não é possível controlar as ondas de calor que muitas sentem. “Para essas horas, o recomendado é usar água termal gelada, chá de camomila ou até mesmo gelo para amenizar a sensação”, indicou.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 30 de Setembro de 2015
Modificada em: 27 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Vanessa Metz
CRM: 52794953
Dra. Vanessa Metz é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, formada em medicina pela Faculdade Souza Marques e pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente da Associação dos Dermatologistas da UERJ (ADUERJ) no ano de 2009 e professora substituta do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto no ano de 2010. É sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Está em constante atualização participando de cursos e congressos no Brasil e exterior para trazer aos seus pacientes o que há de mais moderno.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!