Produtos relacionados
A pele negra precisa de cuidados especiais para se manter bela e saudável, e um dos principais problemas que ocorrem neste tipo de cútis é o aparecimento de manchas. Segundo a dermatologista Katleen Conceição, especialista em pele negra, que atende na Clínica Paula Bellotti, no Rio de Janeiro, com as precauções ideais pode-se conquistar um rosto uniforme e viçoso. Confira abaixo a entrevista com a médica, que explicou os motivos da propensão à pigmentação, como prevenir e cuidar de manchas já existentes.
Por que a pele negra mancha?
Segundo a dermatologista, além de possuir maior quantidade de melanina comparada aos caucasianos (brancos), a proteína que dá cor à pele negra é do tipo eumelanina, que produz pigmentos amarronzados. “Por isso, qualquer processo inflamatório ou irritação na cútis pode promover seu escurecimento”, comentou.
Dicas para prevenir e tratar manchas e proteger a pele negra em sua rotina
Apesar de pigmentar com mais facilidade, a pele negra tem como benefício a proteção solar natural, presente na melanina, que gera uma fotoproteção de aproximadamente 13.4. “Mas isso não quer dizer que o paciente de cútis escura está livre do filtro. O produto deve ser aplicado diariamente, mesmo em dias nublados e ambientes fechados, com FPS 15, no mínimo, e reaplicação de duas em duas horas”, recomendou, afirmando que, dessa forma, é possível prevenir o aparecimento de manchas solares.
“Outros cuidados interessantes são a hidratação regular e os rituais indicados para o tipo de pele. Tudo feito com análise de um dermatologista”, disse. Os produtos preferidos da médica para a prevenção e cuidados com as manchas na pele negra contêm os ativos vitamina C, arbutin, ácido kójico, ácido fítico, o phe-Resorcinol e alfa-hidroxiácidos.
Dicas para minimizar os aspectos das manchas na pele negra
Para diminuir o aspecto da pigmentação já existente, Dra. Katleen indica alguns procedimentos, que devem ser realizados na clínica dermatológica. “Costumo usar muito nos meus pacientes o laser fracionado, que melhora a textura da pele e auxilia no clareamento; laser Nd:YAG para tratamento de pigmentação de olheiras; além de ultrassom focado para ajudar na firmeza da pele”, contou.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 26 de Agosto de 2015
Modificada em: 23 de Maio de 2019

Palavra do Dermatologista
Dra. Katleen Conceição
CRM: 639575
Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologista do Rio de Janeiro e membro da Sociedade Brasileira de Laser. Já esteve à frente dos Ambulatórios de Dermatologia da Pele Negra do Hospital Federal de Bonsucesso e é chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa casa da misericórdia, ambos no Rio de Janeiro. Também é especialista em lasers, desenvolvendo trabalhos com Cutera, Starlux, Lightsheer, Laser CO2, Fraxel Repair, Dual, entre outros. Atende na Clínica Paula Bellotti, no Leblon, uma das mais conceituadas da América Latina.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!