Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Seborreia ou dermatite seborreica: o que é? Por que fica mais intensa no inverno? 5 dúvidas sobre a doença

Dermatite seborreica ou seborreia é uma condição que provoca a descamação do couro cabeludo e causa, consequentemente, a caspa.
Dermatite seborreica ou seborreia é uma condição que provoca a descamação do couro cabeludo e causa, consequentemente, a caspa.

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Quem convive com a seborreia, também chamada de dermatite seborreica, sabe o quanto a caspa no cabelo pode ser incômoda. Além do desconforto estético, os sintomas dessa condição podem afetar a qualidade de vida e a autoestima, especialmente no inverno, época em que seborreia fica mais intensa. Quer saber os motivos para a piora nessa estação? O DermaClub conversou com a dermatologista Carolina Marçon para esclarecer essa questão e tirar outras dúvidas sobre o tema. Confira! 

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

  1. Dermatite seborreica: o que é? 

Seborreia e dermatite seborreica, na verdade, são nomes diferentes para um único problema. “É uma condição dermatológica que é geneticamente determinada e que é caracterizada pela inflamação no couro cabeludo”, explica Dra. Carolina. A inflamação pode gerar sintomas como descamação, vermelhidão e hipersensibilidade na área afetada. É importante lembrar ainda que a doença não é contagiosa!

  1. A seborreia tem cura?

Segundo a dermatologista, a doença não tem cura: “É uma condição crônica, que não tem cura, evoluindo com períodos de melhora e piora, tanto na região da face quanto do couro cabeludo. Na verdade, ela é mais comum no couro cabeludo porque tem uma quantidade muito grande de glândula sebácea, mas pode atingir outras áreas, como a sobrancelha e o canto do nariz”.

  1. Por que a dermatite seborreica é mais intensa no inverno?

Acredite se quiser: a culpa da caspa no couro cabeludo piorar no inverno não é do frio! A médica explica: “No inverno, a doença piora por causa do banho quente. As pessoas têm uma tendência de usar a água mais quente para lavar o cabelo. Isso piora a inflamação e favorece o aumento da oleosidade, pois a pele produz mais óleo como um mecanismo de defesa pela eliminação da barreira de proteção pela água quente. A junção do óleo com a inflamação pode exacerbar a dermatite seborreica. Outros fatores que facilitam a exacerbação são o estresse e o consumo de bebidas alcoólicas”.

Produtos relacionados

  1. É possível ter seborreia no rosto?

Como a gente já disse anteriormente, é possível ter dermatite seborreica no rosto, geralmente em áreas próximas do couro cabeludo ou que concentram muita oleosidade. Locais como pálpebras, atrás das orelhas e até mesmo o tórax podem ser afetados pela seborreia, causando coceira, leve vermelhidão e escamas amarelas ou brancas.

  1. Como evitar a dermatite seborreica?

Apesar de ser uma doença crônica e que não tem cura, é possível tomar algumas atitudes para evitar o desencadeamento de crises de seborreia. “Quem tem dermatite seborreica deve evitar os fatores de piora, como bebidas alcoólicas e estresse, evitar lavar a cabeça com água muito quente e evitar dormir de cabelos molhados. Usar boné também não é bom, pois aumenta o calor e a umidade no couro cabeludo, que permitem a manifestação de fungos e causam um ciclo vicioso: os fungos exacerbam a dermatite e ela, por sua vez, facilita a proliferação de fungos”, alerta Dra. Carolina. 

  1. Como é o tratamento da seborreia?

Essa é uma pergunta complexa pois, segundo a dermatologista, o tratamento depende diretamente da intensidade da doença. “Dermatites mais leves podem ser tratadas com shampoos com ácido salicílico, que tem ação anti-inflamatória, além de adstringentes, antifúngicos tópicos, esfoliação do couro cabeludo e outras substâncias que controlam a oleosidade. As formas mais intensas geralmente são tratadas com corticoides de uso tópico, outros anti-inflamatórios adstringentes e antifúngicos”, informa a médica. 

Porém, quanto à seborreia no rosto, o tratamento é diferente. “Na pele, o que a gente mais usa para tratar são os imunomoduladores com ação anti-inflamatória, antifúngicos e outras substâncias que controlam a oleosidade. Em casos mais graves, pode ser instituído um tratamento sistêmico com retinoides, isotretinoína e alguns antifúngicos por via oral”, finaliza a dermatologista. 

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 02 de Agosto de 2022
Modificada em: 02 de Agosto de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Tipos de dermatite, psoríase: 4 doenças de pele que pioram durante o inverno

Tipos de dermatite, psoríase: 4 doenças de pele que pioram durante o inverno

Dermatite

Shampoo para coceira: Veja as causas desse sintoma e o melhor produto para acalmar o couro cabeludo

Shampoo para coceira: Veja as causas desse sintoma e o melhor produto para acalmar o couro cabeludo

Couro cabeludo

Shampoo sem sulfato: conheça os benefícios desse produto para o couro cabeludo

Shampoo sem sulfato: conheça os benefícios desse produto para o couro cabeludo

Couro cabeludo

Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema

Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema

Couro cabeludo

Dermatite seborreica no rosto: quais são as causas e melhor rotina de skincare para tratamento?

Dermatite seborreica no rosto: quais são as causas e melhor rotina de skincare para tratamento?

Dermatite

Qual é o melhor shampoo para caspa? Saiba qual produto escolher para tratar a dermatite seborreica

Qual é o melhor shampoo para caspa? Saiba qual produto escolher para tratar a dermatite seborreica

Dermatite

Últimas Matérias

Além das rugas no rosto: mitos e verdades do que acontece na pele da mulher durante a menopausa Mancha vermelha na pele do rosto: Conheça a solução para cada causa dessas marcas Alergia na pele que coça e fica vermelho e inchado: conheça as causas da urticária e como tratar Ordem do skincare: passo a passo de quando aplicar cada produto na pele Menopausa precoce também pode afetar a pele? Conheça as causas e como lidar com esse problema Tratamento de manchas na pele sem ácidos: conheça o poder da niacinamida nas hiperpigmentações
Ver mais

escolha a loja de sua preferência