Manchas causadas pelo sol, como o melasma, envelhecimento precoce, câncer de pele… Você com certeza já foi advertido sobre os perigos desses problemas, causados pela exposição ao sol sem o uso de protetor solar no verão. Mas, você sabia que o risco para a saúde da pele é o mesmo durante o inverno? Ainda que a incidência solar seja menor durante a estação, os raios ultravioleta estão presentes durante o dia e podem causar esses e outros danos, como o envelhecimento precoce. Quer saber mais sobre isso? Confira essa matéria que preparamos para esclarecer suas dúvidas sobre proteção solar no inverno e dê uma olhada nas nossas dicas para se proteger da forma mais adequada.
Descuido com a proteção solar no inverno pode causar hiperpigmentação (manchas) e câncer de pele
Talvez a doença solar mais conhecida, o câncer de pele não é um perigo apenas no verão. Como ele é causado pela exposição prolongada e repetida à radiação, a energia emitida durante o inverno também é capaz de levar ao desenvolvimento da doença. O risco de hiperpigmentação (manchas) também é o mesmo.
Um fator de risco durante essa época do ano são os dias nublados, em que o sol fica encoberto pelas nuvens, levando a crer que não há necessidade de se proteger. Isso, na verdade, não passa de um mito: encoberto ou não, o sol está presente e emitindo radiação, a chamada radiação UVA. Portanto, o protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados, sempre que você for sair de casa.
Além do filtro solar para o corpo, não se esqueça também do protetor solar facial, um item indispensável na rotina. Aposte em produtos com fator de proteção (FPS) acima de 30 e fórmula que atenda as necessidades do seu tipo de pele. Para quem tem a pele oleosa, um filtro solar com toque seco e com ativos que controlem a oleosidade é uma boa pedida, enquanto quem tem a pele seca pode investir em versões hidratantes.
Produtos relacionados
Manchas na pele (hiperpigmentação) podem ser acentuadas em quem não usa protetor solar no inverno
Quem tem hiperpigmentação (as conhecidas manchas causadas pelo sol) na pele precisa ficar atento aos raios solares, que estimulam a produção de melanina e podem piorar a aparência das marcas na pele, o que dificulta o seu desaparecimento. Isso pode acontecer com os diferentes tipos de manchas de pele, como as manchas de acne ou a hiperpigmentação em pessoas acima de 40 anos, também chamadas de “manchas de idade”.
Por conta disso, a proteção solar deve continuar sendo uma das prioridades na rotina de skincare mesmo durante o inverno. Além de proteger e evitar uma piora da aparência das manchas na pele, você também pode tratá-las ou disfarçá-las investindo em um protetor solar para o rosto que promove a despigmentação ou em um protetor solar com cor, que proporciona a uniformização da pele.
Produtos relacionados
Radiação acelera envelhecimento da pele em qualquer época do ano
Para ter uma pele jovem, livre de rugas e flacidez por muito mais tempo, o uso do protetor solar facial é essencial em qualquer época do ano. Afinal, os raios solares estimulam a produção de radicais livres que degradam as ligações de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele. No inverno, a incidência dos raios UVA, que aceleram o envelhecimento cutâneo e estimulam a formação de manchas na pele, é maior que a dos raios UVB. Por conta disso, o cuidado deve permanecer constante durante a estação.
E se a prevenção ou tratamento do envelhecimento da pele é uma preocupação sua, vale apostar em um protetor solar para o rosto com ação anti-idade. Produtos ricos em ativos antioxidantes, como a vitamina E, são uma boa pedida. Caso tenha pele oleosa, é possível encontrar versões que combinam a ação antienvelhecimento com a redução da oleosidade. Ácidos que controlam a produção de sebo com agentes suavizantes e antioxidantes, como a niacinamida, podem ajudar.
Produtos relacionados
Na dúvida, não deixe de consultar o seu dermatologista para saber mais sobre a prevenção de manchas, envelhecimento precoce, melasma e câncer de pele no inverno e encontrar o melhor protetor solar para a sua pele durante a estação.
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 22 de Outubro de 2021
Modificada em: 22 de Outubro de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!