Com que frequência você costuma usar o filtro solar? Muita gente se lembra de passar esse produto apenas quando vai à praia ou à piscina, porém, a radiação está presente em todos os lugares, até mesmo nos ambientes mais fechados, como num escritório, por exemplo. Neste caso, além dos raios UV, devemos nos preocupar com a luz visível - vinda das lâmpadas, dos aparelhos eletrônicos e radiação UVA que ultrapassa os vidros das janelas. A fim de esclarecer melhor o assunto, o DermaClub conversou com a dermatologista Gabriela Albuquerque, do Rio de Janeiro, que explicou os riscos que a falta do protetor solar pode oferecer à nossa pele nos locais cobertos.
Mesmo em locais fechados, é necessário a aplicação e reaplicação do filtro solar
De acordo com a médica, em ambientes abertos ou fechados é preciso aplicar e reaplicar o protetor solar ao longo do dia. “Isso porque a luz visível - presente nas lâmpadas, nos computadores e celulares - também causam manchas e o envelhecimento da pele”, disse. Essa radiação eletromagnética, muito comum em empresas e escritórios, pode promover o aumento na produção de radicais livres, deixando a pele mais ressecada, sem brilho e suscetível a manchas e envelhecimento.
A luz visível emitida por celulares e computadores pode causar lesões à pele
Segundo a Dra. Gabriela, “estes aparelhos emitem luz visível azul que afeta profundamente a pele, causando lesão celular irreversível e problemas de visão”, explicou. Além disso, os monitores retêm várias partículas de poeiras que podem ocasionar irritação principalmente nas peles mais sensíveis.
Para evitar os impactos dessas agressões externas, opte pelo protetor solar com cor
Independentemente do ambiente ou do clima, é necessário o uso diário do filtro solar. O dermocosmético consegue proteger a pele contra os impactos da radiação UVA e UVB e dos danos da radiação infravermelha e poluição, e manter a região jovem por mais tempo. Para ambientes fechados, dermatologista indica: “Os filtros com cor produzem maior proteção contra luz visível”. Aposte nesse cuidado e mantenha seu corpo e rosto sempre saudáveis!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 26 de Dezembro de 2017
Modificada em: 10 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Gabriella Albuquerque
CRM: 52.71503-4
A Dra. Gabriella Albuquerque, do Rio de Janeiro, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Ao longo de sua carreira, a Dra. Gabriella tem capítulos de livros publicados, artigos em revistas dermatológicas e ministra aulas em diversos congressos, cursos e workshops para outros dermatologistas.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!