Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Quanto tempo depois de usar produtos com ácido posso tomar sol?

Veja qual é o melhor momento para aplicar ácidos no rosto
Veja qual é o melhor momento para aplicar ácidos no rosto

Redação por Karoline Miranda

Procedimentos estéticos e aplicação de produtos com ácidos nas fórmulas são muito populares e estão cada vez mais em alta na busca por uma pele mais bonita e saudável. Porém, alguns desses ativos precisam de cuidados especiais após o procedimento, seja para evitar o surgimento de manchas ou para que não irrite a pele, causando o efeito contrário ao que procuramos. Até mesmo um dermocosmético pode exigir precauções antes de se expor ao sol, por exemplo. Para te ajudar a manter a pele bem cuidada e sem riscos, o DermaClub te dá todas as dicas para não ficar preocupada nesse verão!

Posso usar creme com ácido hialurônico e tomar sol?

 O ácido hialurônico é um dos ativos mais democráticos disponíveis: indicado para todos os tipos de pele, ele também não tem contraindicações. Isso se deve ao fato de que o ácido hialurônico, apesar de se chamar ácido é um tipo de açúcar que já é produzido naturalmente pelo nosso organismo, com a função de auxiliar na síntese do colágeno, mantendo a pele firme e hidratada. Porém, após os 25 anos, a produção natural desse ativo no nosso corpo fica reduzida, e devemos procurar repor o ácido hialurônico a partir de produtos de skincare e tratamentos estéticos.

Produtos relacionados

Por ser um ativo já familiarizado com a nossa pele, não há nenhuma contraindicação do uso do ácido hialurônico no verão, pode ser utilizado de dia e a noite, pois ele não é uma substância que reage de forma negativa à exposição solar. Entretanto, isso não quer dizer que você deva abandonar aquele cuidado clássico: se for se expor ao sol, o ideal é escolher um horário antes das 10h e após às 16h, sempre com protetor solar facial específico para o seu tipo de pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Ácido tranexâmico: uso deve ser associado ao protetor solar facial

Produtos relacionados

O ácido tranexâmico é muito procurado por quem deseja reduzir manchas de melasma, manchas solares e marcas de acne. Sua ação inibe a produção de uma enzima responsável pela síntese de melanina. Por isso, é um ótimo ativo para quem deseja uniformizar o tom da pele. Porém, justamente por seu efeito sobre as manchas, ele deve ser sempre associado ao filtro solar com FPS acima de 50, para evitar uma nova hiperpigmentação.

Ácido glicólico deve ser usado com parcimônia no verão

Produtos relacionados

Para peles oleosas e que desejam um efeito rejuvenescedor, o ácido glicólico é uma substância incrível, pois provoca uma esfoliação leve, não só removendo células mortas, mas também corrigindo rugas e linhas finas, marcas de expressão, manchas e marcas de acne e até mesmo controlando a oleosidade.

Apesar de ter uma utilização amplamente benéfica para diversos tipos de problemas de pele, o ácido glicólico deve ser usado com muita parcimônia na exposição ao sol. Uma boa opção é utilizar a substância no momento da limpeza, com um sabonete com ácido glicólico, em vez de cremes e séruns durante o dia. Por promover essa leve descamação, o ácido glicólico costuma deixar a pele mais sensível (até mesmo irritada e vermelha, dependendo do procedimento) e, com isso, mais suscetível a queimaduras solares. Por isso, protetor solar com fator de proteção alto é a palavra de ordem ao optar por esse ativo!

Usando sabonete com ácido salicílico: hidratante facial e protetor solar são indispensáveis

Quem sofre com cravos e espinhas já deve considerar o ácido salicílico um velho amigo. Afinal, essa substância é conhecida por sua ação secativa e anti-inflamatória, além de descamar áreas espessadas pela acne e marcas de lesões. Graças à sua higienização profunda, o ácido salicílico é muito aproveitado em sabonetes ou géis para a limpeza de pele acneica e oleosa.

Produtos relacionados

Entretanto, o ácido salicílico causa, além da descamação, um certo “ressecamento” que deixa a pele mais fina e suscetível às ações negativas dos raios UVA e UVB. Para manter a pele equilibrada, evitando manchas e queimaduras, é essencial não só usar o protetor solar com FPS acima de 50 quanto escolher substâncias hidratantes, que recuperem a barreira cutânea. Priorize produtos para pele oleosa que hidratam de forma intensa sem estimular a produção de oleosidade.

Produtos relacionados

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

Publicada em: 04 de Abril de 2022
Modificada em: 20 de Junho de 2022

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Protetor solar para pele sensível: qual é o produto mais indicado?

Protetor solar para pele sensível: qual é o produto mais indicado?

Produto

Qual é o melhor protetor solar com cor para pele oleosa?

Qual é o melhor protetor solar com cor para pele oleosa?

Produto

Creme ou sérum para pele oleosa: qual é a textura mais indicada para controlar a oleosidade?

Creme ou sérum para pele oleosa: qual é a textura mais indicada para controlar a oleosidade?

Produto

Protetor solar corpo e rosto: existem produtos que protegem essas duas partes do corpo?

Protetor solar corpo e rosto: existem produtos que protegem essas duas partes do corpo?

Produto

Qual é o melhor protetor solar para o rosto? Conheça todas as opções de DermaClub

Qual é o melhor protetor solar para o rosto? Conheça todas as opções de DermaClub

Produto

Produtos com ácido hialurônico para cada necessidade da sua pele

Produtos com ácido hialurônico para cada necessidade da sua pele

Produto

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência