Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Proteção solar, hidratação, água termal e mais: 9 dicas para recuperar a pele dos danos do verão

Confira 9 dicas para deixar a pele impecável depois do verão / Foto: Shutterstock
Confira 9 dicas para deixar a pele impecável depois do verão / Foto: Shutterstock

Entrevista com Dra. Vanessa Metz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Produtos relacionados

Querendo ou não, a nossa pele se torna mais fragilizada durante o verão. Com o aumento da radiação solar e de outros danos, como a água clorificada da piscina e a salgada do mar, o corpo acaba ficando com um aspecto mais ressecado, além de correr o risco de manchas e queimaduras. Embora esses problemas sejam uma realidade, é possível ter uma pele bonita e saudável durante toda a estação, basta investir em uma rotina de skincare apropriada para os dias quentes. O DermaClub separou 9 dicas para você manter o visual radiante durante toda essa temporada. Confira!

1) Uso obrigatório do protetor solar durante o verão - é o ano inteiro!

A proteção solar é o principal e um dos mais importantes cuidados para se ter com o corpo durante todo o ano. Durante o verão, devido aos altos índices de radiação solar, a prática deve ser intensificada. Aumente o valor do FPS e reaplique no decorrer do dia ou sempre que entrar em contato com a água. Não esqueça de proteger os lábios, mãos, orelhas e os pés!

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Refresque o corpo com água termal geladinha

O calor resseca o corpo, por isso tenha sempre em mãos um spray de água termal geladinho. Além de resfriar a temperatura da pele, refrescando, o produto ajuda a evitar irritações e vermelhidões causadas pelo sol ou pelas altas temperaturas. Não esqueça de incluir o produto no seu nécessaire de praia e piscina!

3) Tome banho com água fria ou morna

A dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, explicou o que acontece: “A água quente promove o ressecamento e, com o tempo, a pele pode ficar craquelada”. Durante os dias de verão, o corpo já sofre agressões do sol ou de altas temperaturas presentes constantemente. Tomar banho com água morna ou fria, além evitar o ressecamento extremo, melhora a circulação sanguínea e ainda promove a desobstrução dos poros.

4) Além do protetor solar: invista em outros produtos com FPS

Sejam bases, pós e batons para o rosto, leave-ins ou óleos para os cabelos, prefira produtos que apresentem FPS e garanta maior proteção. Mas não abandone o filtro solar! A maquiagem ou cosmético para o cabelo com fator de proteção servem como complemento para a defesa do corpo contra os danos da radiação.

5) Abuse dos acessórios como óculos escuros e chapéus

Os acessórios são grandes aliados na hora da exposição ao sol. Os óculos escuros facilitam a adaptação dos olhos aos ambientes muito claros e ainda diminuem as marcas de expressão formadas quando a área está semicerrada. Já os chapéus protegem o couro cabeludo e quanto maior for a aba maior será sua área de cobertura do rosto.

6) Faça esfoliação no corpo uma vez por semana

Segundo especialistas, para peles normais, o indicado é realizar a esfoliação facial e corporal até duas vezes na semana. Contudo, durante o verão a região fica fragilizada e os riscos de reação aumentam, por isso diminua a realização do procedimento para uma vez na semana.

7) Mantenha o corpo sempre hidratado

Para deixar a pele viçosa, é preciso caprichar na hidratação. Aproveite o momento pós-banho, em que as texturas penetram a pele com maior facilidade, para usar cremes ou óleos. Além disso, não esqueça de manter mãos e pés sempre nutridos!

8) Aposte em produtos leves

O ideal é deixar a pele livre, visto que cosméticos muito pesados podem obstruir os poros. Se você não abre mão do make pro dia a dia, invista em produtos fluidos para se prevenir dos comedões e das espinhas. Além disso, evite fórmulas com presença de óleos.

9) Alguns alimentos potencializam a proteção solar

Alimentos que apresentam substâncias como a vitamina E, ômega 3, antioxidantes e betacaroteno aumentam a ação do filtro solar e deixam a pele mais bonita. Acrescente na dieta alimentos alaranjados como cenoura e abóbora, além de peixes e castanhas.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 23 de Fevereiro de 2016
Modificada em: 10 de Março de 2020

Dra. Vanessa Metz

Palavra do Dermatologista

Dra. Vanessa Metz

CRM: 52794953

Dra. Vanessa Metz é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, formada em medicina pela Faculdade Souza Marques e pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente da Associação dos Dermatologistas da UERJ (ADUERJ) no ano de 2009 e professora substituta do serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto no ano de 2010. É sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Está em constante atualização participando de cursos e congressos no Brasil e exterior para trazer aos seus pacientes o que há de mais moderno.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Verão e ar-condicionado: rotina de skincare e cuidados para evitar o ressecamento da pele

Verão e ar-condicionado: rotina de skincare e cuidados para evitar o ressecamento da pele

Corpo

Acne neonatal: o que é? Quais são as causas? Como tratar as espinhas no bebê

Acne neonatal: o que é? Quais são as causas? Como tratar as espinhas no bebê

Corpo

Dermatologista indica como fazer limpeza de pele profunda em casa com segurança

Dermatologista indica como fazer limpeza de pele profunda em casa com segurança

Dermatologista

Psoríase leve, moderada, grave: conheça os graus da doença de pele e como tratar as manchas vermelhas no corpo

Psoríase leve, moderada, grave: conheça os graus da doença de pele e como tratar as manchas vermelhas no corpo

Corpo

Bolinhas no corpo: o que são? Quais são as causas? É foliculite ou alergia? Saiba como tratar

Bolinhas no corpo: o que são? Quais são as causas? É foliculite ou alergia? Saiba como tratar

Corpo

5 coisas que acontecem com a pele no inverno: dermatite, ressecamento, rosácea... veja as queixas mais comuns

5 coisas que acontecem com a pele no inverno: dermatite, ressecamento, rosácea... veja as queixas mais comuns

Corpo

Últimas Matérias

Traços da tatuagem: dermatologista e tatuadora indicam todos os cuidados para manter o desenho perfeito Falhas no cabelo: o que é alopecia areata? Causas e tratamento para a doença que motiva a queda de cabelo Ácido salicílico: para que serve? Qual é a função? Como usar na rotina de skincare? Dermatologista indica Skincare no verão: 4 produtos para prevenir queimadura solar, mancha, câncer de pele e envelhecimento precoce Cabelo caindo muito: estresse, química, alimentação... 5 fatores que podem causar a queda dos fios Foliculite decalvante: o que é? Como tratar o problema que causa queda de cabelo e calvície
Ver mais