O uso do protetor solar é muito importante para proteger nosso rosto e corpo de rugas, hiperpigmentação (manchas), flacidez e até de doenças, como o câncer de pele. Entretanto, muita gente acaba esquecendo de aplicar esse produto durante o inverno - os dias nublados e mais frios fazem com que a gente esqueça do sol e toda a sua radiação. Com isso, vem a seguinte dúvida: será que o uso do filtro solar é realmente necessário ao longo dessa temporada fria? Para colocar um ponto final nesse questionamento, o DermaClub esclareceu o assunto para você. Confira!
Como a radiação solar se comporta durante o inverno?
No inverno, é quase uma raridade ter dias ensolarados. O sol fica mais escondido entre as nuvens, o que faz com que sua incidência fique mais enfraquecida. Entretanto, isso não significa que ele se torne um fator inofensivo! De qualquer maneira, a radiação vai continuar ali sem que você perceba, podendo provocar manchas causadas pelo sol, acelerar o envelhecimento e até causar o câncer da pele. Por isso não se engane com o tempo frio!
Então, é necessário usar protetor solar todos os dias no inverno?
Não tem desculpa! De acordo com dermatologistas, o protetor solar deve ser usado todos os dias, em qualquer época do ano - até mesmo no inverno. Mesmo com a incidência menor de raios ultravioletas tipo B (UVB) - os principais causadores das queimaduras solares -, ainda temos os raios do tipo ultravioletas A (UVA), que penetram altamente na pele, podendo causar hiperpigmentação e vários sinais do envelhecimento, como a perda de colágeno e a formação de rugas e da flacidez.
Sendo assim, aplique o protetor solar no rosto e nas áreas mais expostas do corpo, como colo, pescoço e mãos.
Produtos relacionados
Além do uso do protetor, foque na hidratação durante o inverno!
É importante hidratar o corpo todos os dias do ano. Mas esse cuidado deve ser feito com bastante carinho e atenção principalmente durante o inverno. Ao longo da estação, a umidade do ar diminui e o corpo transpira menos. Esses fatores, somados à rotina de banhos quentes e demorados com o uso de sabonetes em excesso, acabam removendo a toda a hidratação natural da pele, contribuindo para o seu ressecamento.
Para devolver a hidratação perdida e evitar quaisquer problemas de sensibilidade (como coceiras, irritações e descamações), que são muito comuns durante o inverno, precisamos aplicar um hidratante na pele todos os dias, de preferência logo após o banho. Para otimizar a sua rotina de cuidados, esse produto pode ter ativos prebióticos, que ajudam a recuperar e reforçar a barreira de proteção cutânea.
Produtos relacionados
E você, como costuma cuidar da sua pele nessa estação?
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 13 de Julho de 2018
Modificada em: 29 de Setembro de 2021
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!