O protetor solar é um item mais que indispensável na rotina de skincare de qualquer pessoa, desde as mais jovens até os idosos. Para ajudar todo mundo a se proteger, existe filtro solar para todos os gostos: oil free, de efeito matte, com cor, sem cor, translúcido, hidratante… Nesse ínterim, um grande coringa para cuidar da pele do rosto é recorrer a um protetor solar facial antioxidante. Mas você sabe como ele funciona? Descubra as vantagens dessa função no protetor solar de rosto e entenda como ele ajuda a proteger sua pele dos raios ultravioleta. Confira!
O que são antioxidantes?
Os fãs de skincare já devem ter ouvido muito esse termo. Mas, afinal, o que é um antioxidante? Cientificamente, ele se caracteriza por qualquer tipo de substância que retarda ou inibe completamente a oxidação das células, causada pelos radicais livres. Com isso, as células do organismo ficam protegidas, o que pode evitar um grande número de transtornos à nossa saúde: inflamações, problemas no sistema imune, doenças como o câncer e também danos à pele, como o envelhecimento precoce, flacidez, manchas e linhas de expressão, causados pelo estresse oxidativo.
A tarefa dos antioxidantes é prevenir esses processos, protegendo o corpo e melhorando a nossa qualidade de vida, além de manter a pele saudável e rejuvenescida. Alguns dos antioxidantes mais famosos no universo dermocosmético são a vitamina C (ácido ascórbico), a vitamina B3 (niacinamida), a vitamina E, o ácido ferúlico e o resveratrol.
Antioxidante promove proteção extra contra raios ultravioleta
Outro benefício incrível dos antioxidantes é a sua capacidade de corrigir os danos causados pelos raios UVA e UVB. A ação do filtro solar, então, é potencializada com um antioxidante em sua formulação, uma vez que os radicais livres são ativados pela fotoexposição e a tarefa dessa substância é neutralizá-los. Por isso, um filtro solar que contenha algum ativo nessa classificação garante uma proteção extra contra os malefícios dos raios ultravioleta.
Protetor solar de rosto com antioxidante: melhor opção para a pele adulta
Para as peles maduras e adultas, usar um protetor solar para o rosto com antioxidantes é, na verdade, um dos melhores artifícios da rotina de skincare. Isso porque esse tipo de substância tem papel fundamental na prevenção e tratamento de rugas, linhas finas e pé de galinhas, além de dar viço e luminosidade à pele opaca. Por isso, esse produto é anti-aging de forma dupla: por um lado, previne o envelhecimento causado pela radiação solar e, por outro, corrige os sinais de idade causados pelo tempo.
Como encontrar um protetor solar de rosto com antioxidantes?
Produtos relacionados
Existem muitas opções de protetor solar de rosto com antioxidantes disponíveis no mercado. O ideal é procurar um produto com FPS maior que 30 e que seja específico para o seu tipo de pele. Peles mistas e oleosas devem procurar texturas oil free e com toque seco, enquanto peles normais a secas precisam de veículos mais cremosos e consistentes. Protetor solar facial com cor também é uma boa opção para quem quer agilizar a maquiagem.
A dica do Dermaclub é o mais novo queridinho do pedaço, o UV Glow, de Vichy. Esse protetor solar conta com FPS 60, é antioxidante e sua pigmentação se adequa a diversas tonalidades, das peles claras às negras. Com uma cobertura leve, seu grande trunfo é o efeito glow garantido, dando um aspecto saudável e luminoso a todos os tipos de pele, até mesmo mistas e oleosas. Vale a pena investir!
*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!
Publicada em: 03 de Março de 2022
Modificada em: 03 de Março de 2022
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!