Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Protetor solar em cápsula realmente funciona? Ele substitui as outras versões em creme, gel e spray?

Conheça todas as versões de filtro solar
Conheça todas as versões de filtro solar

Entrevista com Dra. Tatiane Curi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O protetor solar é um produto que faz muita diferença na rotina de skincare. Responsável pela proteção da pele contra raios ultravioletas, ele evita o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de manchas, rugas e flacidez. Mas, diferentemente das versões mais conhecidas, como o protetor solar em spray, gel e creme, surgem modelos orais, como o protetor solar em cápsula. No entanto, será que ele funciona do mesmo modo que o de uso externo?

Para esclarecer o assunto, o DermaClub convidou a dermatologista Tatiane Curi, que comentou sobre o protetor solar em cápsula e, também, os benefícios do protetor solar externo. Confira!

Como funciona o protetor solar em cápsula?

De acordo com a dermatologista, o protetor solar em cápsula possui ingredientes antioxidantes ou anti-inflamatórios para reforçar o filtro solar de uso externo ou tópico. “Funciona combatendo ou minimizando a ação de radicais livres que prejudicam e inflamam as células quando a pele é irradiada pela radiação ultravioleta. Ou seja, auxiliam no combate a esses radicais livres que agridem as células do corpo”, explica. Quando essas moléculas são acumuladas na pele, elas podem causar diferentes condições, como manchas e câncer de pele.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O protetor solar em cápsula pode substituir os modelos em creme, gel e spray?

A doutora afirma que não, o protetor solar em cápsula ainda não pode substituir as versões de uso externo, como o protetor solar spray, creme e gel. “Ele só é capaz de potencializar e complementar a ação desses filtros solares de uso tópico”, esclarece.

Benefícios de incluir o protetor solar na rotina de skincare

A proteção solar é conhecida por ser a última etapa da rotina de skincare, finalizando o tratamento de cuidados com a pele. Mas ela é realmente necessária? De acordo com a dermatologista, sim! “O protetor solar é de extrema importância, pois apresenta filtros que absorvem ou refletem a radiação ultravioleta”, explica.

Além disso, o produto garante benefícios a curto e longo prazo. “A curto prazo, o filtro solar evita queimaduras solares e, a longo prazo, ele é capaz de reduzir as chances da pessoa apresentar câncer de pele, lesões pré-malignas, como queratoses actínicas, manchas solares, envelhecimento precoce e até flacidez de pele”, lista.

Produtos relacionados

Quais são as características do protetor solar?

O protetor solar deve apresentar FPS, PPD e indicação para o seu tipo de pele. O FPS é o fator de proteção solar contra a radiação ultravioleta B. “Significa a relação entre o tempo necessário para a radiação ultravioleta provocar uma reação de vermelhidão na pele protegida em comparação com essa mesma pele sem nenhuma proteção”, explica a doutora. Já o PPD - Persistent Pigment Darkening, em inglês - apresenta a quantidade de proteção contra a radiação ultravioleta A, essa que tem os efeitos mais silenciosos e a longo prazo na pele. Tem a capacidade de penetrar mais profundamente causando danos no DNA e nas estruturas mais profundas da pele.

Já a indicação adequada para o seu tipo de pele é ideal para que os produtos dermocosméticos tenham uma ação superior na pele oleosa, seca, normal, mista e até mesmo se o item deve ser aplicado no rosto, corpo, regiões com ou sem pelo, entre outros. “Para alguns tipos de patologias, como melasma, os filtros precisam ter características específicas, como pigmento para proteção da luz visível, e devem ser aplicados em quantidades corretas e reaplicados a cada 3 horas para correta proteção”, comenta.

Qual tipo de protetor solar usar para proteger a pele?

Quando é rico em ativos e tecnologia, além de atender às características especiais de um protetor solar, o produto também pode oferecer diversos benefícios. Uma ótima opção de protetor solar em gel creme para controlar a oleosidade é o Idéal Soleil Purify, de Vichy. Ele é enriquecido com um complexo antioleosidade, que consiste em oiltrap, argila verde, posbiótico e água vulcânica de Vichy, garantindo uma ação antipoluição e um toque seco no final.

O protetor solar oil free Uv-Glow, de Vichy, é um antioxidante iluminador que protege, renova e ilumina todos os tipos de pele. Com cor, ele proporciona uma cobertura leve e um toque seco à pele média e negra. Já o protetor solar facial anti-idade Hydraox, da linha Anthelios de La Roche-Posay, tem uma textura fluida ultraleve e é enriquecido com água termal de La Roche-Posay e vitamina E, que combate o envelhecimento precoce e reduz os danos causados pelos radicais livres.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 05 de Abril de 2022
Modificada em: 20 de Junho de 2022

Dra. Tatiane Curi

Palavra do Dermatologista

Dra. Tatiane Curi

CRM: 108107

Medica, Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Especializada em Cosmiatria pela Universidade de Santo Amaro, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associacao medica Brasileira. Também é sócia efetiva da sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatologia. Além disso, é medica do corpo clinico do Hospital Sírio Libanes - SP.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Limpeza de pele, peeling químico, laser: tratamentos que ajudam a pele no processo de envelhecimento saudável

Limpeza de pele, peeling químico, laser: tratamentos que ajudam a pele no processo de envelhecimento saudável

Limpeza de pele

Limpeza de pele: saiba quais são os cuidados de skincare mais importantes para quem tem pele sensível!

Limpeza de pele: saiba quais são os cuidados de skincare mais importantes para quem tem pele sensível!

Limpeza de pele

Limpeza de pele oleosa: conheça 3 produtos que não deixam a pele ressecada

Limpeza de pele oleosa: conheça 3 produtos que não deixam a pele ressecada

Limpeza de pele

Rotina de skincare com Effaclar: saiba como incluir o sabonete para pele oleosa no ritual diurno e noturno

Rotina de skincare com Effaclar: saiba como incluir o sabonete para pele oleosa no ritual diurno e noturno

Limpeza de pele

Sabonete para pele oleosa com acne, cravo e manchas na pele: conheça o refil de Effaclar e Normaderm

Sabonete para pele oleosa com acne, cravo e manchas na pele: conheça o refil de Effaclar e Normaderm

Limpeza de pele

8 opções de sabonete ou gel de limpeza para cada tipo de pele

8 opções de sabonete ou gel de limpeza para cada tipo de pele

Limpeza de pele

Últimas Matérias

Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema Protetor solar para pele sensível: qual é o produto mais indicado?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência