Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Protetor solar indicado pelos dermatologistas: veja tudo o que o produto precisa ter para proteger a sua pele

Veja o que o protetor precisa ter para ser indicado pelos dermatologistas
Veja o que o protetor precisa ter para ser indicado pelos dermatologistas

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O protetor solar é um item que nunca deve faltar na sua rotina de skincare porque ele protege a sua pele dos danos causados pela radiação solar e pela luz visível. Mas, na hora de escolher o produto, surge a dúvida: como saber se estou investindo em um protetor solar que fornece toda a proteção de que a pele precisa? A dermatologista Carolina Marçon foi a nossa convidada para contar tudo o que o protetor solar precisa ter para proteger a sua pele. Confira!

O que o protetor solar para o rosto precisa ter para proteger a pele?

De acordo com a Dra. Carolina, o protetor solar para o rosto precisa ter amplo espectro, ou seja, precisa fornecer proteção UVB e UVA. “A proteção UVA é determinada por uma sigla que se chama PPD - uma forma de medir a proteção solar contra a radiação UVA - e precisa ter o PPD acima de 10. O FPS, que é relacionado com a proteção UVB, precisa ser acima de 30 por normas da Anvisa. Esse é o mínimo de eficácia”, explica a dermatologista. Para todos os tons de pele vale buscar um filtro solar com PPD e FPS acima desses valores para aumentar a proteção.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

O uso correto do protetor solar faz toda a diferença na proteção da pele

Além de escolher um protetor solar que tenha um alto fator de proteção, a dermatologista afirma que a reaplicação e o uso adequado do produto são atitudes importantes para garantir a proteção solar. “É importante sempre a reaplicação do protetor. Quanto mais alto o fator, menos ele deixa ocorrer a absorção da radiação. Muitas pessoas não sabem, mas estudos mostram que cerca de 50% da população não aplica o protetor solar na quantidade adequada”, conta Dra. Carolina. A sugestão da médica é aplicar um protetor solar que tenha um FPS maior para garantir mais proteção e suprir a quantidade incorreta de produto.

Protetor solar com cor: o produto garante uma maior proteção solar?

Produtos relacionados

A médica afirma que sim: os pigmentos do protetor solar com cor conferem uma proteção maior porque eles funcionam como uma barreira física para a pele, impedindo a passagem da radiação. O protetor solar com cor que proporciona uma alta cobertura é ainda mais eficaz porque forma uma barreira mecânica na pele. 

Para pessoas que têm melasma e manchas na pele, a proteção física é tão importante quanto a proteção química no combate à luz visível - aquela que não é a radiação UVA e UVB. “É importante fazer a proteção química UVA e UVB e fazer a proteção física com o pigmento ou dióxido de titânio ou óxido de zinco, que tem essa função também. É aquele protetor mais esbranquiçado, porque dessa forma também tem a cobertura contra a luz visível”, explica Dra. Carolina.

O protetor solar ideal para pele oleosa e para pele seca

Pele oleosa: um protetor solar em gel, loção e sérum é o mais indicado para a pele oleosa. “A pele oleosa precisa tomar bastante cuidado com obstrução com protetores muito densos e com uma base mais oleosa, porque pode obstruir mais e favorecer o aparecimento de cravos e espinhas. Então, é importante que a característica do protetor seja adequada ao tipo de pele”, comenta a especialista. 

Produtos relacionados

Pele seca: protetor solar em creme e hidratante é o mais recomendado para a pele seca. “Protetores para peles mais secas podem ter uma base um pouco mais hidratante ou mais em creme, que tem essa função de hidratar e não tem o risco de formar mais espinhas”, explica a médica. 

Produtos relacionados

O que o protetor solar para o corpo precisa ter para proteger a pele?

Produtos relacionados

O fotoprotetor para o corpo precisa ter as mesmas características do protetor solar para o rosto, mas a textura do produto pode ser mais densa. “FPS acima de 30, PPD acima de 10 e amplo espectro da mesma maneira. O tipo de formulação vai depender muito do gosto pessoal de cada um, mas é importante que ele tenha essas características de proteção. Se vai ser em spray, loção, na forma de creme, nós temos muitos produtos maravilhosos no mercado”, comenta a dermatologista. Quem tem tendência a espinhas nos ombros e nas costas pode optar por uma base mais leve. Já aqueles que se incomodam com o contato do protetor solar em creme com os pelos do corpo podem investir em um protetor solar em spray ou numa loção.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 03 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 03 de Fevereiro de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Ácido ascórbico: para que serve? Qual é o mais indicado? Como incluir na minha skincare?

Manchas na pele

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Como tirar manchas da pele? Descubra o melhor tratamento para manchas no rosto

Manchas na pele

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Ação antioxidante, antimanchas: conheça 4 benefícios da vitamina C para a pele negra

Manchas na pele

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Saiba como identificar uma mancha de melasma e entenda como deve ser o tratamento

Manchas na pele

Qual é o melhor sérum para manchas escuras na pele? 4 opções que diminuem a hiperpigmentação

Qual é o melhor sérum para manchas escuras na pele? 4 opções que diminuem a hiperpigmentação

Manchas na pele

Por que a pele com vitiligo precisa tanto do protetor solar?

Por que a pele com vitiligo precisa tanto do protetor solar?

Manchas na pele

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência