Produtos relacionados
O filtro solar deve ser usado todos os dias (sem exceção) para proteger a pele dos danos solares - que causam rugas, flacidez, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce. Entretanto, durante o inverno, muita gente costuma deixar o produto um pouco de lado na rotina de cuidados devido à baixa incidência da radiação, que parece não fazer nenhum mal a pele. Mas, afinal de contas, é preciso usar protetor durante a estação, até mesmo nos dias mais frios e nublados? Conversamos com a dermatologista Daniela Pimentel, de São Paulo, que esclareceu o assunto.
Como é a radiação solar no inverno? É diferente do verão?
Muita gente acredita que o sol de inverno é menos agressivo e não causa tantos danos à pele quanto aquele que vivenciamos no verão. Mas a Drª Daniela desmente e afirma que, mesmo com o tempo fechado e o clima mais frio, a radiação continua ali, a todo vapor, afetando a nossa pele:
“O inverno no território brasileiro é mais seco e cursa com dias claros e de céu aberto, o que mantém os níveis de radiação UV elevados”. É claro que os raios solares emitidos no verão são bem mais fortes, mas isso não quer dizer que podemos ignorar a radiação na temporada mais fria.
Preciso usar filtro solar no inverno?
A dermatologista responde: “É de extrema importância o uso do filtro solar diariamente em qualquer época do ano, valendo também a orientação para a reaplicação ao longo do dia”. Apesar da incidência de raios ultravioletas tipo B, responsáveis por causar o câncer de pele, ser menor durante o inverno, existem os raios do tipo A, que possuem um alto poder de penetração, podendo causar vários tipos de manchas (até mesmo de melasma), a perda de colágeno e flacidez na pele. Então, não dê bobeira e use o protetor!
O protetor solar no inverno precisa ser diferente daquele usado no verão?
Na verdade, você pode aplicar o mesmo protetor facial que costuma usar durante o verão. Mas a médica indica cuidado extra para os pacientes com a pele seca: “Durante o inverno, podemos optar por filtros solares com ação mais hidratantes, seja com veículos de maior poder de hidratação ou que possuem ativos com a função, já que com o clima frio e seco, nossa pele pode ficar ressecada e sensível”, explicou.
6 problemas de pele que podem surgir no inverno sem o uso do protetor
- Manchas solares;
- Melasma;
- Câncer de pele (mesmo com o risco menor);
- Rugas;
- Flacidez;
- Sensibilidade.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 17 de Junho de 2019
Modificada em: 28 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Daniela Pimentel
CRM: 112165
Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e no Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira. Dra. Daniela também ainda é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica assistente e colaboradora do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!