Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Protetor solar para o rosto: para que serve? A importância do produto na pele com manchas, marcas e espinhas

Conheça os benefícios de incluir o protetor solar para o rosto na sua rotina de skincare
Conheça os benefícios de incluir o protetor solar para o rosto na sua rotina de skincare

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Quem está por dentro do universo do skincare já sabe: o protetor solar para o rosto é o melhor amigo de todos os dias! Esse item fundamental na rotina de cuidados não é apenas uma forma de preservar a estética da pele, mas também uma questão de saúde e bem-estar. Em um bate papo com a dermatologista Carolina Marçon, o DermaClub descobriu tudo sobre a importância desse dermocosmético para a pele com acne, manchas e cicatrizes. Confere só!

Você sabe a diferença entre os raios UVA e UVB?

O sol, apesar de incrível nos dias de praia, pode ser um grande causador de problemas na pele. Ele é resultado da soma de alguns tipos de radiações, como às radiações UVA e UVB. “A radiação UVA é constante durante todo o dia e tem uma ação mais profunda na pele, então ela leva à uma degeneração do colágeno, refletindo no envelhecimento precoce causado pelo sol, o que leva a flacidez, rugas e linhas de expressão”, revela Carolina. “Já a radiação UVB, é um pouco mais superficial na pele, sendo a principal responsável pelas queimaduras e tendo maior ação na hiperpigmentação, agindo na região dos melanócitos. Além da radiação causar envelhecimento, ela agrava o aspecto de manchas e pode motivar o câncer da pele”.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Afinal, pra que serve o protetor solar facial?

“O fotoprotetor tem a função de impedir o dano da radiação solar na pele. Existem diferentes tipos de protetor, mas temos principalmente os químicos, que causam uma reação química que impede a penetração da radiação solar, e os filtros físicos que funcionam como uma barreira mecânica, já que possuem moléculas grandes que não deixam a radiação passar”, esclareceu a médica. Sendo assim, podemos dizer que o protetor solar atua impedindo que os raios solares cheguem até a célula e motive todas essas alterações.

Produtos relacionados

Protetor solar auxilia no tratamento de manchas de pele

Para a pele com manchas, o filtro solar pode ser um grande aliado. “As manchas são áreas de hiperatividade do melanócito, que tem uma quantidade exacerbada de melanina, então as manchas com certeza aparecem na exposição solar e também pioram”, comenta Carolina. “O protetor solar serve para a prevenção e tratamento de muitas manchas. Alguns tipos de manchas, como o melasma, melhora somente com a proteção à exposição solar”, pontuou.

Cicatrizes de acne? Saiba como o protetor solar com cor pode ajudar

A dermatologista explica que as cicatrizes de acne são marcas mais profundas e a radiação solar pode piorar a lesão, principalmente em peles negras, pois pigmentam com mais facilidade. “O produto é muito importante principalmente para quem tem espinhas inflamadas, já que podem manchar”. Uma boa dica para quem tem essas cicatrizes é utilizar um protetor solar com cor, pois além de deixar a região protegida, o pigmento ajuda a uniformizar o tom da pele.

Use protetor solar: a gente ensina como!

Ainda não sabe como incluir o protetor solar na sua rotina de skincare? A Drª Carolina ensina o passo a passo de como deixar a pele protegida! “Em primeiro lugar, é importante escolher um produto que se adeque ao seu tipo de pele. Em peles mais oleosas, procurar um protetor solar com textura em gel, não oleosa; já as peles secas podem aproveitar constituições um pouco mais densas”, esclarece.

O protetor deve ser reaplicado durante a exposição solar a cada 21h ou 21h30, a proteção começa a diminuir devido ao suor, banho, etc. A quantidade deve ser respeitada (1 colher de café para o rosto e pescoço) para garantir uma camada que de fato proteja a pele”. Outros cuidados lembrados pela dermatologista devem ser adotados: evitar exposição direta ao sol se você tiver a pele muito clara e procurar tomar sol antes das 10h e após às 16h.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 08 de Fevereiro de 2022
Modificada em: 08 de Fevereiro de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como diminuir espinhas? Conheça nutrientes e ativos para cuidar da pele oleosa e evitar a acne

Como diminuir espinhas? Conheça nutrientes e ativos para cuidar da pele oleosa e evitar a acne

Acne e espinha

Qual é o melhor protetor solar com cor para pele oleosa?

Qual é o melhor protetor solar com cor para pele oleosa?

Proteção solar

Protetor solar corpo e rosto: existem produtos que protegem essas duas partes do corpo?

Protetor solar corpo e rosto: existem produtos que protegem essas duas partes do corpo?

Proteção solar

Qual é o melhor protetor solar para o rosto? Conheça todas as opções de DermaClub

Qual é o melhor protetor solar para o rosto? Conheça todas as opções de DermaClub

Proteção solar

Porque continuar usando protetor solar para o rosto e no corpo durante o outono?

Porque continuar usando protetor solar para o rosto e no corpo durante o outono?

Proteção solar

Por que a pele com vitiligo precisa tanto do protetor solar?

Por que a pele com vitiligo precisa tanto do protetor solar?

Proteção solar

Últimas Matérias

Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema Protetor solar para pele sensível: qual é o produto mais indicado?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência