A pele sensível, além do uso constante do hidratante, também precisa de filtro solar, como todas as demais. De acordo com a dermatologista Caroline Cilião, do Paraná, quem apresenta essa condição reage com mais facilidade aos estímulos físicos e químicos do dia a dia, como o calor e o frio. Sendo assim, o excesso de exposição solar sem proteção pode agravar o quadro de sensibilidade. O DermaClub conversou com a médica, que indicou o melhor protetor para esse tipo de pele. Confira!
Quem tem a pele sensível precisa usar um filtro solar específico?
Segundo a médica, sim, quem apresenta essa condição deve usar um filtro solar específico. “Geralmente, pacientes que possuem essa característica, demonstram piora quando são expostos a estímulos externos, como calor e frio extremos, contato físico, ou em casos de dermatites - atópica, de contato, entre outras”, explicou. Os sintomas mais comuns são: manchas vermelhas na pele, coceira, irritação e até bolinhas pelo corpo que parecem um tipo de alergia.
Além disso, quem possui a pele sensível pode apresentar ainda mais reatividade a certos ingredientes compostos na formulação de muitos protetores. Sendo assim, o ideal é usar um protetor com textura leve, fragrância suave e com ação hidratante a fim de evitar qualquer episódio de irritação na pele.
Quais características esse produto precisa ter?
- FPS maior ou igual a 30;
- Textura leve;
- Alta proteção UVA e UVB;
- Fragrância suave;
- Ação hidratante;
- Que proporcione sensação de frescor;
- Tenha ativos calmantes em sua fórmula, como a água termal.
Além disso, a dermatologista ressalta: “A textura deve ser preferencialmente cremosa e não pode conter álcool ou parabenos em sua composição”, indicou.
Com que frequência devemos aplicar filtro solar na pele sensível?
A Dra. Caroline esclarece que o protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas no corpo e no rosto. Aposte em produtos resistentes à água ou suor e com alta proteção contra a radiação UVA e UVB.
Dermatologista:
Dra. Caroline Cilião // CRM: 27944
Graduação em medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Residência Médica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Atuo na áreas de dermatologia: clínica, cirurgia e estética.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 18 de Outubro de 2018
Modificada em: 28 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Caroline Cilião
CRM: 27944
Graduação em medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Residência Médica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Atuo na áreas de dermatologia: clínica, cirurgia e estética.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!