Produtos relacionados
Além da radiação solar, a poluição é um dos fatores mais prejudiciais à saúde da pele. Como estamos diariamente expostos à ela, é necessário termos alguns cuidados para evitar danos, como envelhecimento precoce e manchas. Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo, para descobrir os cuidados necessários e manter a saúde e beleza da pele. Confira!
Entenda como a poluição pode agredir a sua pele
Segundo a médica, grande parte do envelhecimento cutâneo ocorre devido a fatores extrínsecos ou ambientais. Juntamente com o sol, a poluição influencia no esgotamento das defesas antioxidantes, deixando a pele mais suscetível aos danos causados pelos radicais livres.
Você sabe o que são radicais livres? Descubra!
Dra. Lilia explica que estas moléculas instáveis agridem as células saudáveis do corpo, inclusive o DNA, e também afetam a pele. “Eles incentivam o envelhecimento precoce, assim, levam a uma quebra de colágeno e à diminuição da formação de novas fibras de colágeno. Clinicamente, isso se traduz em sinais comuns do envelhecimento, como linhas finas, textura irregular e falta de luminosidade”, contou.
Descubra quais tratamentos são indicados para evitar a agressão da poluição à pele
Sabia que, com os cuidados certos, é possível evitar os danos do sol e da poluição? Confira os três dermocosméticos indicados pela médica:
1) Filtro solar: opte por um produto de amplo espectro, que protege das radiações UVA e UVB, com FPS 30, no mínimo;
2) Dermocosméticos enriquecidos com antioxidantes: as vitaminas C e E, assim como a água termal, por exemplo, são ideais para neutralizar os radicais livres e proteger a pele. Deve ser sempre combinado com o uso do protetor solar;
3) Dermocosméticos enriquecidos com ácidos: o ácido hialurônico, retinóico e seus derivados, como o retinol, e alfa-hidroxiácidos como ácido glicólico e lático, são indicados para tratar os danos das agressões externas, agindo na esfoliação, hidratação, clareamento da pele.
Acrescentando esses cuidados à sua rotina de beleza, é possível manter a pele saudável e bonita. Mas, antes de optar pelo uso de qualquer produto ou tratamento, consulte o seu dermatologista!
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 18 de Abril de 2017
Modificada em: 28 de Julho de 2021

Palavra do Dermatologista
Dra. Lilia Guadanhim
CRM: 133850
Formação em Medicina, Residência Médica em Dermatologia e Especialização em Cosmiatria pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. Possui título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da International Dermoscopy Society. Tem especializações em Cosmiatria - Toxina Botulínica e Preenchimento na França e Dermatoscopia - Oncologia Cutânea na Itália. É médica colaboradora da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!