Os termos prebiótico e pós-biótico se tornaram tendência no universo de skincare, principalmente para quem tem a pele seca e sensível. Isso porque existem produtos com ativos prebióticos - substâncias que ajudam a manter o equilíbrio do microbioma, tratando a sensibilidade, ressecamento, sinais de irritação e a recuperar a saúde da barreira cutânea.
Mas qual é a diferença entre o prebiótico e o pós-biótico? O DermaClub esclareceu essa questão com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, e apresentou alguns ativos e produtos com ação prebiótica.
Como os produtos com prebióticos agem na pele?
De acordo com a médica, os prebióticos são ativos que alimentam as bactérias boas. “Se a flora bacteriana que habita a nossa pele, for alterada pode causar várias doenças na região. Então os prebióticos nos produtos de skincare servem para alimentar esse ambiente com bactérias boas e, assim, manter essa região protegida”, esclareceu.
O que é pós-biótico?
São substâncias produzidas pelas bactérias que estão na nossa pele. “Esses microrganismos podem produzir açúcares, enzimas, proteínas... E essas substâncias vão ter algumas propriedades, como diminuir a inflamação cutânea, regular o sistema imunológico ou ter um poder antioxidante”, explicou.
Produtos com prebióticos para incluir na rotina skincare da pele seca ou pele sensível
Produtos relacionados
É importante apostar em um produto enriquecido em água termal, glicerina, niacinamida e ceramida III. Com todos esses ativos, conseguimos hidratar, suavizar e reduzir a sensibilidade, além de aliviar e refrescar de imediatamente a pele - tudo isso sem deixar a região oleosa e ajudando na recuperação da proteção microbiológica cutânea.
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 14 de Dezembro de 2020
Modificada em: 14 de Dezembro de 2020
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!