Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Hidratação da pele negra: descubra o melhor hidratante para o rosto e cuidados corporais

Conheça os melhores hidratantes para a pele negra
Conheça os melhores hidratantes para a pele negra

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Você tem a pele negra e está em busca de um hidratante para a pele, certo? O segredo para investir em um bom produto para o corpo ou para o rosto, é ficar de olho nos rótulos. Além da textura e da ação do dermocosmético, os ativos fazem uma diferença danada na rotina de skincare. Para não errar nessa escolha, o DermaClub vai te ajudar!

Conversamos com a dermatologista Carolina Marçon, que explicou todas as características da pele negra e indicou o melhor hidratante para o rosto e para o corpo que combinam com esse fototipo. Você vai ficar de boca aberta com os resultados desses produtos. Dá só uma olhada!

Quais as características da pele negra?

A pele negra possui muitas características únicas, como explica a Dra. Carolina: “Quantidade maior de melanina (pigmento que dá cor à pele), que tem uma função muito importante na proteção solar e na prevenção do envelhecimento precoce, e com fibras de colágeno mais densas”. Em contrapartida, por ter mais melanina, a pele negra possui uma grande tendência à manchas e à formação de cicatrizes hipertróficas, como a queloide. Já a pele do corpo pode apresentar uma concentração menor de ceramidas, que fazem parte da barreira natural da pele, contribuindo para o ressecamento.

Outra particularidade da pele negra do rosto é a alta produção de oleosidade devido ao número maior de glândulas sebáceas. “Por isso, o paciente precisa ter bastante cuidado com a hidratação nessa área, principalmente porque a acne e a foliculite nos fototipos mais elevados acabam deixando marcas na pele, que, muitas vezes, são difíceis de tratar”, ressaltou.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Qual é o melhor hidratante facial para a pele negra?

O melhor hidratante para a pele negra é aquele que dá match com as características desse tipo de pele. “O ideal é buscar por produtos hidratantes com propriedades que ajudam a reparar a barreira da pele sem obstruir os poros”. A dermatologista recomenda a formulação em sérum, adequado para a pele oleosa, com ativos hidratantes, como o ácido hialurônico, ceramidas e a niacinamida.

Produtos relacionados

  • - Minéral 89;
  • - Hyalu B5;
  • - Cerave Loção Facial hidratante.

Qual é o melhor hidratante corporal para a pele negra?

No corpo, a pele negra costuma ser mais ressecada. Por outro lado, a dermatologista ressalta que é uma pele que possui pouca flacidez por conta das fibras de colágeno mais densas da região. “Para preservar a saúde dessa pele, o ideal é evitar banhos quentes e fazer a hidratação todos os dias com produtos de textura mais pesada, como o creme", indicou. É importante optar por produtos que tenham fórmulas bastante completas e que garantam um alto potencial de hidratação prologanda.Também vale a pena investir em um bom produto de limpeza com ativos hidratantes e, caso não seja muito fã do creme, pode optar pela loção.

Produtos relacionados

  • - Creme Hidratante CeraVe;
  • - Loção Hidratante CeraVe;
  • - Loção de Limpeza Hidratante CeraVe.

Quantas vezes ao dia a pele negra precisa ser hidratada?

A hidratação deve ser feita todos os dias, tanto no rosto, quanto no corpo. A médica recomenda o melhor momento para apostar nessa etapa do ritual de skincare: “O ideal, é hidratar o corpo logo após o banho, porque é o momento em que a pele ainda está úmida, o que facilita a potencialização da retenção de água e a facilita a aplicação do produto”.

O hidratante facial também deve ser aplicado logo após a etapa de limpeza. “Isso porque os poros estão mais dilatados por conta da temperatura da água, que costuma ser morna”, indicou.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 27 de Dezembro de 2021
Modificada em: 27 de Dezembro de 2021

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Pele hidratada: veja como o verão pode deixar sua pele ressecada e saiba como corrigir o problema

Pele hidratada: veja como o verão pode deixar sua pele ressecada e saiba como corrigir o problema

Rosto

Acne hormonal: como tratar a oleosidade, cravos e espinhas no rosto por ovários policísticos (SOP)

Acne hormonal: como tratar a oleosidade, cravos e espinhas no rosto por ovários policísticos (SOP)

Rosto

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

Rosto

Dermatite seborreica no rosto: quais são as causas e melhor rotina de skincare para tratamento?

Dermatite seborreica no rosto: quais são as causas e melhor rotina de skincare para tratamento?

Rosto

Protetor solar para pele mista: como o produto ajuda a controlar o brilho da pele nos dias quentes?

Protetor solar para pele mista: como o produto ajuda a controlar o brilho da pele nos dias quentes?

Rosto

Hiperpigmentação da pele negra: porque as manchas aparecem com mais facilidade?

Hiperpigmentação da pele negra: porque as manchas aparecem com mais facilidade?

Pele negra

Últimas Matérias

Sintomas da foliculite: como tratar? 7 cuidados para acabar com as bolinhas vermelhas no corpo Qual é o melhor sérum com ácido hialurônico? Conheça os benefícios de 5 produtos Protetor solar com ácido hialurônico e niacinamida: benefícios desse produto na skincare anti-idade Pele glow: saiba como garantir esse efeito na sua rotina de skincare e maquiagem para um visual mais iluminado Protetor solar para pele negra: qual é o melhor produto? Precisa ter cor? Veja o FPS mais indicado Ácido hialurônico: a partir de qual idade deve ser usado?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência