Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Melhor hidratante para pele oleosa: como escolher o produto ideal? O que deve ter? 4 opções de produtos

Conheça os produtos DermaClub mais indicados para a pele oleosa
Conheça os produtos DermaClub mais indicados para a pele oleosa

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Quando o assunto é oleosidade excessiva na pele, o que não falta é mito. Um deles até diz que hidratar pele oleosa piora ainda mais esse quadro. No entanto, o Dermaclub está aqui para provar que isso não é verdade, pelo contrário: manter o rosto hidratado é imprescindível para controlar o excesso de sebo. Para te ajudar, conversamos com a dermatologista Carolina Marçon e preparamos 4 dicas para você escolher o melhor hidratante para pele oleosa para entrar na sua rotina de skincare. Confira!

Por que hidratar pele oleosa é importante?

Dra. Carolina explica que a hidratação da pele não tem nada a ver com a oleosidade natural, mas sim com a função de barreira natural estar ou não prejudicada. “Na verdade, é possível ter excesso da produção de sebo e ainda assim haver o comprometimento da função de barreira da pele, o que faz com que ela perca água e tenda mais à irritação. Fatores como tempo seco, poluição, banhos muito quentes e alguns produtos podem danificar a função de barreira da pele e ela fica desidratada mesmo sendo oleosa. O dano da barreira, além de causar irritação, ressecamento e descamação, muitas vezes pode piorar a acne”, comenta a dermatologista.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Hidratante para pele oleosa: o que não pode faltar no seu produto

Segundo a dermatologista, a principal característica que um hidratante facial para pele oleosa deve ter é justamente uma textura que não cause obstrução dos poros. “É interessante procurar produtos com texturas como sérum, aqua gel, loção oil free e gel, que não tenham a capacidade de obstruir, pois a obstrução leva a reter mais sebo dentro da glândula, favorecendo a inflamação e o surgimento de cravos e espinhas. Alguns ativos que têm a função de reter a água na pele, como ácido hialurônico, vitamina E, ceramidas e D-pantenol, devem estar incluídos no produto”, esclarece Dra. Carolina.

Já está se sentindo preparada para decidir qual hidratante para pele oleosa é o produto perfeito para você? Então, confira essas 4 dicas de hidratantes que são ideais para a pele com excesso de oleosidade

1. Minéral 89 de Vichy

O Hidratante Facial Minéral 89 é um dos queridinhos na skincare de quem tem pele oleosa - e de quem não tem também! Graças a sua textura gel-sérum e toque fluido e aquoso, o hidratante fortalecedor facial é ótimo para todos os tipos de pele e necessidade. Ele tem ácido hialurônico e 89% de Água Vulcânica de Vichy, o que auxilia na reconstrução da barreira natural da pele, tornando-a mais hidratada, preenchida e fortalecida contra as agressões do Expossoma.

Produtos relacionados

2. CeraVe Loção Facial Hidratante

Outro ótimo hidratante para pele oleosa é a Loção Facial Hidratante CeraVe, que pode ser aplicada em todos os tipos de pele. Com uma textura ultraleve, cai bem nas peles oleosas, normais e secas e a absorção é super rápida. Sua formulação hidratante tem três tipos de ceramidas essenciais para manter a pele saudável, ácido hialurônico e niacinamida que têm ação calmante.

Produtos relacionados

3. SkinCeuticals Phyto Corrective Gel

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão do sérum do coração, o Phyto Corrective Gel é perfeito para você! Além de hidratar pele oleosa, ele proporciona uma ação calmante, que reduz o desconforto causado por problemas como a acne, além de contar com um mix de ativos naturais, como tomilho, amora, pepino e folhas de eucalipto, além de ácido hialurônico e glicerina. O produto também tem função corretiva, dando maior uniformidade à pele.

Produtos relacionados

4. Sérum anti-idade La Roche-Posay Hyalu B5 Repair

Para quem quer hidratar pele oleosa e ainda garantir um efeito anti aging, o sérum Hyalu B5 da La Roche-Posay é a melhor opção. Além de contar com duplo ácido hialurônico e vitamina B5, que reparam a barreira cutânea da pele, o Hyalu B5 têm efeito antioxidante e ajuda a reduzir linhas finas e rugas, além de contribuir para preencher sulcos e olheiras e dar mais vigor ao rosto. É usar e arrasar!

Produtos relacionados

Incluindo o hidratante para pele oleosa na skincare

Quando o assunto é incluir o hidratante para pele oleosa na rotina de skincare, a escolha dos produtos de limpeza é essencial. “Busque um sabonete que tenha uma ação de controle da oleosidade, mas que não resseque muito a pele. Durante o tratamento de oleosidade e acne, a gente costuma usar ácidos e substâncias que tenham essa capacidade de deixar a pele mais sensível, então, eu sempre gosto de associar um protetor solar em uma formulação oil free. E também substâncias que conseguem controlar a oleosidade da pele, como o ácido salicílico e o resorcinol, que têm a capacidade de remover a oleosidade e deixar a pele mais fininha para não obstruir”, explica a dermatologista.

Dra. Carolina também ressalta a importância de associar produtos que equilibram o efeito secativo da maioria dos produtos para pele oleosa e acneica com substâncias mais hidratantes. “Alterne o hidratante associado a algum ácido retinoico, por exemplo, ou o peróxido de benzoíla. Eu gosto de alternar com um reparador de barreira que tenha ativos com essa função. Pode ser associado junto com o ácido. Basicamente, o skincare é um sabonete adequado, junto com um controlador de oleosidade e um protetor solar de manhã e à noite substâncias mais terapêuticas, como os anti-inflamatórios, queratolíticos potentes e substâncias antimicrobianas, em alternância com hidratantes desses outros tipos de pele”, finaliza a médica.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 29 de Dezembro de 2021
Modificada em: 10 de Junho de 2022

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

Como combater poros abertos, cravos e espinhas? Listamos 5 atitudes que podem te ajudar!

Poros dilatados

É possível fechar os poros abertos? Que cuidados com a pele oleosa devem ser adotados?

É possível fechar os poros abertos? Que cuidados com a pele oleosa devem ser adotados?

Poros dilatados

7 formas de minimizar poros abertos: microagulhamento, Serozinc, tônico... Confira as mais eficazes

7 formas de minimizar poros abertos: microagulhamento, Serozinc, tônico... Confira as mais eficazes

Poros dilatados

Protetor solar com cor de alta cobertura entope os poros? Entenda e saiba como usar o produto

Protetor solar com cor de alta cobertura entope os poros? Entenda e saiba como usar o produto

Poros dilatados

Poros superdilatados: o que são e como tratar esses pontinhos escuros no rosto? Entenda

Poros superdilatados: o que são e como tratar esses pontinhos escuros no rosto? Entenda

Poros dilatados

Tem a pele oleosa, com poros aparentes e espinhas? Confira 4 benefícios do uso contínuo de Serozinc

Tem a pele oleosa, com poros aparentes e espinhas? Confira 4 benefícios do uso contínuo de Serozinc

Poros dilatados

Últimas Matérias

Qual a melhor vitamina C para pele? Tudo o que o produto precisa ter para transformar sua rotina de skincare Ácido hialurônico: benefícios da substância para todos os tipos de pele Niacinamida pode usar de dia? O melhor momento para incluir esse produto na rotina de skincare Pele oleosa: como cuidar? Quais erros na rotina de skincare podem piorar a oleosidade da pele? Qual é o melhor creme para rugas? Tudo o que o produto precisa ter para combater o envelhecimento da pele Sensibilidade no couro cabeludo: o que pode causar? Veja como tratar esse problema
Ver mais

escolha a loja de sua preferência