Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Sérum: ácido hialurônico, vitamina C, ácido salicílico, retinol... qual é o mais indicado para a pele oleosa?

Veja qual é o sérum mais indicado para a pele oleosa
Veja qual é o sérum mais indicado para a pele oleosa

Entrevista com Dra. Carolina Reato Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O sérum é um dos produtos queridinhos de quem pratica uma rotina de skincare. Especialmente para peles mistas e oleosas, esse veículo une hidratação e leveza, sem deixar a pele pesada, além de dar um up no visual, conferindo luminosidade ao rosto. Muitos séruns podem ser usados para quem tem esses tipos de pele: ácido hialurônico, vitamina C, ácido salicílico… Cada um deles tem uma particularidade que beneficia a pele. Para falar um pouco mais sobre isso, a Dra. Carolina Marçon esclareceu as principais questões sobre o sérum. Qual é o mais indicado para quem tem pele oleosa? Descubra agora!

Sérum de ácido hialurônico: hidratação e firmeza para a pele

Este é um dos principais ativos vendidos na forma sérum. Porém, se você não sabe o que é ácido hialurônico, calma que a gente explica! Ele é um componente presente no nosso próprio organismo e que repomos por meio de dermocosméticos ou procedimentos estéticos. O ácido hialurônico deixa a pele mais flexível e hidratada, combatendo a flacidez e o envelhecimento precoce.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

A pele oleosa também precisa de hidratação para manter a função de barreira. Uma pele saudável tem oleosidade controlada, mas também função de barreira intacta. O ácido hialurônico entra no skincare para restaurar essa barreira e deixar a pele mais firme”, explica a especialista. Ele também previne e suaviza as rugas e linhas de expressão, além de ter ação antioxidante. O ácido hialurônico é super bem-vindo em todos os tipos de pele, mas para a pele oleosa, o veículo mais adequado é o sérum, mesmo!

Produtos relacionados

Sérum de vitamina C: combate as manchas na pele

A vitamina C para o rosto tem uma função diferente do ácido hialurônico. Essa substância é difícil de ser estabilizada e oxida muito rápido; logo, o consumo dela em formato de sérum é mais comum, o que torna bem fácil de ser utilizada. A vitamina C é um antioxidante, que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce, além de deixar o rosto luminoso e hidratado.

No entanto, sua principal função é a prevenção e o tratamento de manchas na pele , inclusive as de melasma, ajudando a uniformizar o tom e suavizar até mesmo marcas de espinhas. “A vitamina C não tem uma ação própria na redução da oleosidade, mas atua na inibição da pigmentação e possui uma ação anti-inflamatória. Logo, pode ser muito útil na pele acneica, clareando as manchas de acne”, comenta Carolina Marçon.

Produtos relacionados

Sérum de retinol elimina as células mortas

Esse ativo tem uma ação curiosa: absorvido pela pele, ele se transforma em ácido retinóico, mais conhecido como vitamina A. O ácido retinóico, por sua vez, auxilia na produção de colágeno e na renovação da pele, eliminando as células mortas e suavizando rugas. Além disso, quem tem cravos e espinhas também pode se beneficiar, conforme esclarece a dermatologista: “O retinol tem boa ação na pele com acne, pelo controle da oleosidade e ação anti-inflamatória. A isotretinoína oral, medicação mais receitada para acne, também é um derivado da vitamina A, assim como o retinol e o ácido retinoico, por exemplo”.

Porém, apesar de ter um efeito super potente, o retinol exige mais cuidado com a aplicação, pois seu efeito sob a pele é abrasivo, induzindo a descamação. Por isso, é sempre bom optar por versões mais hidratantes ou combinar seu uso com um outro produto de textura mais consistente, para garantir que não haverá irritação.

Produtos relacionados

Ácido salicílico: sérum contra acne e oleosidade

Se existe um ativo perfeito para a rotina de skincare da pele oleosa, com certeza é o ácido salicílico! Esse componente dermocosmético possui ação profunda na redução da oleosidade do rosto, prevenindo e tratando problemas como a acne, por exemplo, muito comum nesse tipo de pele. “O que tem ação mais direta na oleosidade e na acne é o ácido salicílico”, explica Carolina.

“Ele tem a função de reduzir a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, além de sua ação queratolítica, que deixa a pele mais fina, evitando a obstrução e formação de cravos e espinhas. Além disso, o ácido salicílico é anti-inflamatório, podendo ser benéfico para quem possui a acne, e é adstringente”. Para a pele acneica, o melhor veículo para usar ácido salicílico é o sérum hidratante.

Produtos relacionados

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 12 de Agosto de 2021
Modificada em: 12 de Agosto de 2021

Dra. Carolina Reato Marçon

Palavra do Dermatologista

Dra. Carolina Reato Marçon

CRM: 113.379

Especialização em Clínica Médica e Dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Médica Colaboradora do Setor de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Coordenadora do Programa Pró-Albino; Fellowship em Cosmiatria - Dr. Zoe Draelos, Carolina do Norte - EUA; Fellowship em Tricologia - Universidade de Bolonha, Itália - Prof. Antonella Tosti; Fellowship em Dermatoscopia e Microscopia Confocal - Universidade de Modena / Reggio Emilia, Itália; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Skincare para pele negra: 7 dúvidas mais comuns sobre a rotina de cuidados

Skincare para pele negra: 7 dúvidas mais comuns sobre a rotina de cuidados

Dermatologista

Neurodermatite: o que é? Como tratar? É a mesma coisa que dermatite atópica? Dermatologista explica

Neurodermatite: o que é? Como tratar? É a mesma coisa que dermatite atópica? Dermatologista explica

Dermatologista

Dermatite de contato: o que é, quais os sintomas e como tratar as bolinhas na pele que coçam

Dermatite de contato: o que é, quais os sintomas e como tratar as bolinhas na pele que coçam

Dermatologista

O que é rosácea: tratamento e controle das manchas vermelhas na pele com skincare e procedimentos

O que é rosácea: tratamento e controle das manchas vermelhas na pele com skincare e procedimentos

Dermatologista

O que é psoríase gutata? Dermatologista explica os sintomas de psoríase e como tratar a doença de pele

O que é psoríase gutata? Dermatologista explica os sintomas de psoríase e como tratar a doença de pele

Dermatologista

Milium sebáceo no rosto e no olho: o que é? São cravos na pele? Entenda as causas e como remover

Milium sebáceo no rosto e no olho: o que é? São cravos na pele? Entenda as causas e como remover

Pele oleosa

Últimas Matérias

Peeling para acne em casa: pode ser feito? Dermatologista indica como fazer o tratamento com segurança Queda de cabelo por estresse: descubra o que fazer para tratar e evitar esse problema! Protetor solar para o rosto: porque reaplicar o produto? Como retocar o protetor solar com cor? Rotina fácil de cuidados com a pele durante o inverno: 9 produtinhos para você apostar na estação Saiba quais cuidados são importantes na hora de fazer a hidratação da pele seca e sensível Como disfarçar marcas de espinhas: passo a passo para esconder as cicatrizes e manchas de acne
Ver mais

escolha a loja de sua preferência