Vem pro clube! É rápido, fácil e grátis. CADASTRE-SE

Preenchimento com ácido hialurônico: quanto tempo dura?

Entenda a validade desse procedimento estético na pele
Entenda a validade desse procedimento estético na pele

Entrevista com Dra. Betina Stefanello, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Além dos cuidados diários realizados na rotina de skincare, os procedimentos estéticos também podem ajudar no embelezamento e na saúde da pele. Um dos mais famosos é o preenchimento com ácido hialurônico no rosto ou corpo, indicado para quem quer dar adeus às rugas, linhas finas e flacidez. Para quem está pensando em apostar nesse procedimento estético com ácido hialurônico, o DermaClub investigou quanto tempo dura a aplicação e todos os seus benefícios. Confira!

Ácido hialurônico: para que serve esse ativo?

O ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo nosso organismo, mas a partir dos 25 anos de idade, essa produção fica mais reduzida. A função do ácido hialurônico é manter a firmeza e a elasticidade da pele, hidratar e promover a regeneração celular, prevenindo a flacidez e o envelhecimento, bem como rugas e linhas de expressão. Por isso, é muito comum que essa substância componha as fórmulas de muitos dermocosméticos.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Por ter uma familiaridade maior com o organismo, ele não tem contraindicações. “O ácido hialurônico é uma substância que a gente já tem no nosso corpo, faz parte das nossas células, dentro das cartilagens”, comenta a dermatologista Betina Stefanello, que continua: “Por isso, nosso corpo reconhece como uma substância self e geralmente não existe alergia ao ácido hialurônico. O que pode acontecer é uma reação ao anestésico que vem dentro da formulação aplicada, para que o procedimento seja mais confortável”.

Quanto tempo o preenchimento com ácido hialurônico dura?

A duração “depende do tipo de preenchedor e da área em que é usada”, revela a dermatologista. “Em uma área que você mexe muito, como a boca, o ácido é absorvido mais rápido. A duração depende do tipo de molécula, também: se é uma molécula de baixa concentração, preenchedores mais fluidos para áreas mais sensíveis, como olheiras e boca, duram menos. Já preenchedores mais robustos e concentrados, que são usados para imitar o osso, como alongar o queixo ou arrebitar o nariz, duram mais. Porém, no geral, a duração média de um preenchedor é de 6 meses a 2 anos”, afirma a médica.

É possível prolongar o preenchimento por mais tempo?

A dermatologista revela que é difícil controlar a duração do preenchimento com ácido hialurônico no organismo. Porém, é possível preservá-lo com alguns cuidados. “Seguir as orientações do seu dermatologista e não ficar apertando, pois quando você aperta, você pode achatar o ácido e uma enzima chamada hialuronidase pode absorver o preenchimento com maior facilidade. No geral, não é possível prolongar o preenchimento, pois ele possui uma vida útil própria. Mas, isso também depende de paciente para paciente: uns permanecem com o preenchimento por anos, outros por menos tempo”, ressalta a dermatologista.

Em quais regiões é possível fazer uma aplicação de ácido hialurônico?

O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento estético injetável e, segundo Dra. Betina, muito versátil: “A injeção pode ser feita em diversos locais, para diversas funções: para embelezamento, estruturação do rosto, amenizar o volume que perdeu com o envelhecimento em todos os locais do rosto. No corpo, é comum o preenchimento das mãos e do bumbum, por exemplo. Dentro do rosto, podemos fazer em qualquer lugar em que existam depressões e áreas côncavas. Preenchimento labial com ácido hialurônico, olheiras, região malar, queixo, lateral do rosto, mandíbula, nariz e afins”.

Preenchimento e skincare: como turbinar os cuidados com a pele

Produtos relacionados

Os procedimentos estéticos são muito interessantes para embelezar a pele, mas manter uma rotina de skincare é fundamental para deixá-la ainda mais bonita e principalmente, saudável, como explica Dra. Betina: “Um preenchimento com ácido hialurônico repõe a região da derme (embaixo da pele), a área de gordura (subderme) e o mais próximo do osso, cobrindo várias camadas subcutâneas. A rotina de skincare, com o uso de um ácido hialurônico fracionado, de diversos tamanhos e moléculas, complementa essa ação, preenchendo ruguinhas superficiais. Então, produtos que contêm ativos com ácido hialurônico vão ser ótimos para repor também o ativo da própria pele”.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Publicada em: 02 de Dezembro de 2021
Modificada em: 02 de Dezembro de 2021

Dra. Betina Stefanello

Palavra do Dermatologista

Dra. Betina Stefanello

CRM: 52-913715

Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.

Ficou com dúvidas?

Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!

recomendadas para você

Tratamento com ácido hialurônico: em quanto tempo dá resultados?

Tratamento com ácido hialurônico: em quanto tempo dá resultados?

Tratamento de pele

Melhor sérum facial com ácido hialurônico para rugas na testa: como ele suaviza as linhas de expressão?

Melhor sérum facial com ácido hialurônico para rugas na testa: como ele suaviza as linhas de expressão?

Ácido Hialurônico

Ácido hialurônico para a pele oleosa: o sérum é a melhor escolha? Deve ser usado com outro ácido?

Ácido hialurônico para a pele oleosa: o sérum é a melhor escolha? Deve ser usado com outro ácido?

Ácido Hialurônico

Ácido hialurônico + Niacinamida: conheça os benefícios dessa combinação para a rotina de skincare

Ácido hialurônico + Niacinamida: conheça os benefícios dessa combinação para a rotina de skincare

Ácido Hialurônico

Colágeno com ácido hialurônico: para que serve? Como tomar? Realmente funciona?

Colágeno com ácido hialurônico: para que serve? Como tomar? Realmente funciona?

Ácido Hialurônico

Mito ou verdade: tire suas principais dúvidas sobre os benefícios do ácido hialurônico

Mito ou verdade: tire suas principais dúvidas sobre os benefícios do ácido hialurônico

Ácido Hialurônico

Últimas Matérias

Sintomas da foliculite: como tratar? 7 cuidados para acabar com as bolinhas vermelhas no corpo Qual é o melhor sérum com ácido hialurônico? Conheça os benefícios de 5 produtos Protetor solar com ácido hialurônico e niacinamida: benefícios desse produto na skincare anti-idade Pele glow: saiba como garantir esse efeito na sua rotina de skincare e maquiagem para um visual mais iluminado Protetor solar para pele negra: qual é o melhor produto? Precisa ter cor? Veja o FPS mais indicado Ácido hialurônico: a partir de qual idade deve ser usado?
Ver mais

escolha a loja de sua preferência