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Queda de cabelo: estresse e má alimentação podem estar relacionados com o problema? Descubra

Seu cabelo anda caindo muito? Pode ser por conta do estresse ou má alimentação
Seu cabelo anda caindo muito? Pode ser por conta do estresse ou má alimentação

Redação por Livia Dambrosio

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A queda de cabelo é um problema que atinge muitos homens e mulheres. Diariamente, é normal perdermos 50 a 100 fios - quantidade considerada saudável pelos dermatologistas - ao pentear e lavar as madeixas, porém, quando esse número cresce, deixando grandes tufos no ralo do banheiro e espalhados pela casa, ou até mesmo criando falhas no couro cabeludo, é um sinal de enfraquecimento. Você sabia que o motivo do dano pode estar relacionado a uma má alimentação ou com o estresse da rotina? O DermaClub esclareceu como esses problemas podem influenciar na perda demasiada de cabelos. Confira!

Fatores externos que podem causar a queda de cabelo

O cabelo possui um ciclo de crescimento e queda. Porém, ele pode ser interrompido por conta da fragilidade da haste, que ocorre devido à realização de procedimentos químicos, como tinturas, alisamentos e relaxamentos. Além disso, o problema pode estar relacionado também com alterações hormonais, efeitos colaterais a anestesia de cirurgias, infecções, medicamentos fortes, dermatite seborreica, entre outros.

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Entenda como a má alimentação pode causar o enfraquecimento dos fios

De acordo com especialistas, a falta de nutrientes no organismo, como vitaminas, proteínas e minerais podem causar o enfraquecimento dos fios e, consequentemente, a perda demasiada deles. Para manter um cabelo forte, macio, brilhoso e com um crescimento saudável, é necessário ter uma boa alimentação. Sendo assim, é fundamental incluir os seguintes ingredientes e hábitos na sua rotina:

Vitaminas do complexo B: fígado, peixe, nozes, gema de ovo e soja;

Vitamina A: cenoura, beterraba e própolis;

Vitamina C: laranja, morango, limão, brócolis e suco de tomate;

Vitamina E: cereais integrais, óleos vegetais e sementes;

Proteína: carne vermelha, frango, leite e ovos;

Ferro: feijão, cereais, vegetais verdes e frutas secas;

A ingestão de água: dois litros por dia é ideal para manter o cabelo hidratado.

E o estresse, como ele reflete na queda capilar?

Assim como a pele, os cabelos também podem ser prejudicados com o estresse. Esse desequilíbrio emocional atrapalha o ciclo de vida dos folículos pilosos, antecipando o estágio de queda. Neste caso, é comum que caia uma grande quantidade de fios, deixando até mesmo falhas no couro cabeludo. A boa notícia é que esse tipo de queda pode ser revertida, desde que a causa seja tratada e eliminada.

Neste caso, o tratamento deve ser multidisciplinar, com consultas ao psicólogo - para controlar o estresse -, além do uso de vitaminas para o fortalecimento do cabelo e medicamentos de aplicação local a fim de evitar a queda e ajudar no crescimento das madeixas. Outra solução pode ser a utilização de shampoos e condicionadores que controlam a quebra e fortificam a fibra capilar, como é o caso da linha energizante antiqueda e antiquebra de Vichy.

Com uma boa alimentação e longe do estresse seu cabelo será muito mais saudável e bonito!

Publicada em: 19 de Abril de 2018
Modificada em: 19 de Abril de 2018

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