A rosácea é um problema de pele relativamente comum, principalmente nas mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense (SBDFL). Podendo ser confundida com uma queimadura solar ou até mesmo com espinhas, a rosácea no rosto também é conhecida pelo nome de acne rosácea. Convidamos a dermatologista Betina Stefanello para contar alguns detalhes sobre essa doença, explicar se quem tem rosácea precisa mesmo evitar tomar banhos quentes e quais medidas são importantes no tratamento para a rosácea. Confira!
Afinal, o que é rosácea?
Você nunca ouviu falar nessa doença? Então, a gente explica! “A rosácea é uma doença inflamatória e crônica, que causa uma maior reatividade dos microvasos sanguíneos e que geralmente afeta o centro da face. Pode manifestar-se como vermelhidão persistente, pequenos vasos dilatados na superfície da pele, inchaço e, às vezes, com presença de acne. Em casos mais exuberantes, o nariz fica volumoso e deformado”, conceitua Dra. Betina.
O que pode agravar a rosácea?
De acordo com a dermatologista, a doença pode ser agravada por alguns fatores externos e internos, como “calor, frio, exercício físico, luz solar, comida picante, álcool, estresse e alterações hormonais como a menopausa". A Dra. Betina ainda ressalta que a rosácea atinge, sobretudo, mulheres adultas de pele clara com mais de 30 anos. Além disso, as estações do ano também podem interferir no agravamento dos sintomas. “As pessoas acham que no inverno a pele melhora, mas algumas vezes pode ocorrer justamente uma piora, que é reforçada pelos banhos quentes”, afirma a médica.
Banhos muito quentes podem piorar o problema
Como dito anteriormente, a temperatura da água do banho pode fazer toda a diferença no tratamento para a rosácea. Sabemos que pode ser difícil evitar aquele banho quentinho no outono e no inverno, mas é uma medida necessária! “É muito importante evitar banhos muito quentes e bebidas muito quentes, pois ambos afetam negativamente a rosácea no inverno”, explica Dra. Betina. “Quando evitamos banhos quentes, a pele agradece. Devemos evitar também produtos que sejam abrasivos, como ácido retinoico e derivados, ácido salicílico e esfoliantes”, recomenda a especialista.
Cuidados com a pele com rosácea: o que usar para aliviar os sintomas
Produtos relacionados
O tratamento para rosácea deve ser acompanhado de perto por um dermatologista. Além disso, a Dra. Betina recomenda ativos que podem ser usados na skincare para que o tratamento para rosácea tenha resultados melhores ainda. “O paciente deve investir em produtos para a pele sensível ou reativa e buscar sempre produtos com ativos calmantes, como o alfa-bisabolol, niacinamida, aloe vera, aveia, camomila, erva doce e chá verde”, finaliza a médica.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense (SBDFL): https://sbdfl.org.br/noticias/o-que-e-rosacea/
*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Publicada em: 13 de Junho de 2022
Modificada em: 13 de Junho de 2022

Palavra do Dermatologista
Dra. Betina Stefanello
CRM: 52-913715
Médica graduada pela Universidade Federal De Santa Catarina, pós-graduação em dermatologia pelo Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay Da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Título de especialista de dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. Internship in Skin Cancer in Santa Maria Nuova Reggio Emilia e dermatology in Hôpital L’arche in Nice. Chefe do setor de Cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Sócia da Clínica de Dermatologia Les Peaux no Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos e capítulos de livro na área de Cosmiatria.
Ficou com dúvidas?
Encontre aqui o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia mas perto de você!