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Quer dormir melhor? Veja 5 dicas práticas para ter uma noite de sono reparadora

Dormir é fundamental para recuperar as energias, por ser um momento que fortalece o sistema imunológico
Dormir é fundamental para recuperar as energias, por ser um momento que fortalece o sistema imunológico

Redação por Candida Silva

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Dormir é fundamental para recuperar as energias e é durante esse momento que o corpo se recupera, fortalecendo o sistema imunológico e até mesmo combatendo o envelhecimento das células. Sendo assim, é muito importante ter uma boa noite de sono para diversos aspectos da sua vida. Pensando nisso, o DermaClub separou 5 dicas para você aproveitar mais o momento e descansar melhor:

1) Pratique exercícios, pelo menos, duas vezes por semana

Sabe-se que a prática frequente de exercícios melhora a qualidade do sono porque, além dela colaborar para o condicionamento físico e a saúde, ainda proporciona cansaço ao corpo, que dá vontade de dormir. O recomendável é fazer alguma atividade até às 19h ou 20h, para dar tempo da endorfina baixar e o corpo esfriar.

2) Estabeleça um horário para dormir e atenha-se a ele

Ao manter um mesmo horário para dormir, nosso corpo naturalmente se acostuma e se adequa à rotina. Dessa forma, logo você vai pegar no sono com mais facilidade.

3) Diminua o consumo de cafeína e de bebidas alcoólicas

Algumas substâncias que ingerimos afetam diretamente a qualidade do nosso sono. A cafeína, por exemplo, fica no corpo por até oito horas! Então, de preferência, restrinja o seu consumo até às 14h para dormir tranquilamente. Já o álcool, apesar de causar certa tontura e cansaço, a longo prazo interfere na fase REM do sono - momento no qual o corpo recupera suas funções. Caso consuma alguma bebida alcoólica, lembre-se de alternar com uma opção não-alcoólica, como água.

4) Atenção ao o que você come

O que comemos tem um impacto profundo no sono, e é importante consumir alimentos que não hiperestimulem o organismo ou que sobrecarregam o sistema nervoso logo antes de ir dormir. Dê preferência por alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio, vitamina B e triptofano, que vão manter seus olhos bem fechados ao longo da noite. Receitas com amêndoas, bananas, aveia, cereja, arroz integral, grão de bico, couve e nozes são excelentes opções.

5) Inclua práticas de relaxamento e meditação no seu dia a dia

Você sabia que é comprovada a eficácia da meditação para uma noite tranquila? Isso porque a prática focada na respiração proporciona relaxamento imediato ao corpo. Além disso, ainda é excelente para a memória!

Com tantas dicas, você vai dormir longa e profundamente, e, pode ter certeza: os benefícios vão muito além do momento de descanso. Você vai estar mais disposta, atenta e pronta para encarar o dia.

Publicada em: 21 de Março de 2017
Modificada em: 21 de Março de 2017

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